Arte marcial tradicional em Rolante é ensinada dentro das escolas

Alunos de faixa laranja recebem orientações específicas da professora Isnara Danúbia Foto: Lilian Moraes

O tatame montado em um espaço na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Zucatti sinaliza que chegou a hora do taekwondo para os alunos do educandário.
É por meio de uma parceria entre a secretaria de Educação e Esportes e a Associação de Taekwondo Dragão Branco que aulas são realizadas há mais de 20 anos na cidade, oferecendo ensinamentos sobre a arte marcial de forma gratuita, além de desenvolver as competências dos estudantes dentro da sala de aula. “É um projeto que proporciona muitos benefícios para os alunos, tanto na parte física como mental. Ajuda o nosso professor na sala de aula, nas questões de ensino-aprendizagem, porque essa oficina de taekwondo desenvolve toda a coordenação motora, limites, regras e isso também ajuda o nosso aluno”, comenta a secretária Simone Tadiotto.

Mestre comenta

O mestre Maximiliano Altneter, idealizador e responsável pela organização do projeto na cidade, fala sobre a iniciativa. “Esse projeto atende quase 200 alunos em 2023 e apresenta para eles todos os princípios básicos de uma arte marcial: cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável, um alicerce muito importante na nossa arte marcial. Além disso, trabalha o desenvolvimento físico, mental e disciplinar, trazendo a esse aluno que eventualmente não é tão favorecido, a oportunidade de praticar uma arte marcial que é ainda muito elitizada no nosso país”, cita Altneter.

Aulas nas escolas e no CT

Segundo o mestre, o projeto acontece em oito educandários municipais, duas aulas por semana para cada turma do 1º ao 9º ano.
No Centro de Treinamento Dragão Branco, estudantes em estágio mais avançado treinam no turno inverso da escola, recebendo de forma gratuita três aulas por semana.
A iniciativa tem a supervisão do mestre Maximiliano, da professora Isnara Danúbia Wilhelms e do professor Wallace Altneter.

Leque de opções para os alunos do município

O prefeito de Rolante, Pedro Rippel, é um apaixonado por esportes e comenta sobre a oferta de mais uma alternativa de prática para os alunos do município. “É outra opção que eles [alunos] têm disponível. Muitas vezes é uma ocupação a mais, também. O que acaba fazendo que eles se desliguem um pouco das redes sociais e telas de celulares, pois essa geração está cada vez mais fixada nessa ferramenta”, pontua. “Isso faz com que eles consigam ter outro passatempo no esporte, que oferece experiências e, em algumas vezes, também acaba tirando alguns do caminho errado”, complementa Rippel.
Além do taekwondo, o município também tem projetos que oferecem futsal, futebol e voleibol para os alunos da rede através do Rolante Sports, que no decorrer dos anos tem colocando a cidade em uma posição de destaque em competições Rio Grande do Sul afora.