Manutenção na pista de skate de Igrejinha garante melhorias na iluminação e novos bancos para a comunidade

Igrejinha – Um dos principais espaços de prática esportiva da cidade, o Skate Parque da Juventude, está no cronograma de manutenções da equipe da secretaria de Obras e Trânsito. A pista, que se localiza na rua Marechal Arthur da Costa, às margens do Rio Paranhana, deve receber em breve reparos no sistema de iluminação e novos bancos, conforme o secretário à frente da pasta, Valdecir Schröer, conhecido como Nico. A ação deve ser rápida e durar poucos dias.

Nico ressalta que este trabalho e outros semelhantes realizados na cidade através da secretaria utilizam majoritariamente a infraestrutura da pasta. “Temos uma estrutura muito boa e aproveitamos isso. Fazemos tudo aqui dentro mesmo, sem contratar serviços externos, porque a mão de obra contratada acaba saindo muito cara”, afirma. O secretário reforça que “além disso, temos uma equipe que está sempre trabalhando na manutenção das praças”.

Atualmente, a pista de skate funciona com horário de abertura e fechamento, estabelecidos por um zelador que foi encarregado de prestar este serviço à comunidade, sob remuneração. O cuidado tem o objetivo de preservar a segurança da estrutura, localizada em uma rua com pouco movimento, e inviabilizar ações de vandalismo e depredação do patrimônio.

Histórico de melhorias

Inaugurado em 2016, o espaço já foi palco da ação de muitos traficantes que utilizavam o ponto para comercializar drogas. “A situação era muito complicada. Para resolver isso, fizemos uma reunião com a Promotoria, o prefeito e a Brigada Militar, o que resultou em uma parceria com a BM, que intensificou as patrulhas em determinados horários. A partir disso, melhorou mais de 90%”, explica o secretário, destacando que “antes os pais não gostavam que seus filhos fossem ali, agora, já estão mais seguros com a utilização do local”. O Skate Parque da Juventude é um dos espaços mais qualificados da região para a prática do esporte e foi viabilizado no município através de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil, destinada em 2013 pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB).

Novos bancos serão fixos

Alguns atos de vandalismo no local deixaram os bancos em situações críticas, sendo estes retirados para os reparos na Secretaria de Obras. A novidade é que voltarão à pista mas terão sua posição fixada, seguindo o padrão de outros assentos já instalados nas praças da cidade. De acordo com Nico, o ato contínuo de mover de um lugar para o outro, além das ações de vandalismo, acaba gerando desgaste nos materiais, causando a depreciação das estruturas que consequentemente ficam inutilizáveis.