2023 é ano de pan-americano de canoagem em Três Coroas

Foto: Lilian Moraes

Três Coroas – Cento e dezassete canoístas de oito estados brasileiros, do Chile e Paraguai. Adrenalina e corredeiras que exigem muita técnica: esse é o resumo do sul-americano de Canoagem que acontece nas águas do Rio Paranhana.

Foram quatro dias de dedicação, esforço e superação dos atletas, que aproveitaram para treinar e reconhecer as corredeiras do rio na quinta e sexta-feira (03 e 04). No sábado (05), logo cedo iniciaram as provas que seguiram até o domingo à tarde.

Três Coroas segue fazendo história no cenário da canoagem, já que esta foi a primeira vez que ocorreram provas das modalidades caiaque extremo, descida clássica e slalom cross em um único evento, no Brasil.

O próximo evento do esporte que ocorre na Cidade Verde já tem data marcada: 28 a 30 de abril de 2023. Três Coroas concorreu com a cidade de Kananaskis, no Canadá, que candidatou-se alegando a necessidade de rotatividade entre os continentes norte e sul, já que o Panamericano de Canoagem 2024 está confirmado para o Rio de Janeiro é será classificatória para as Olimpíadas.

O Campeonato Panamericano de Canoagem, em Três Coroas, classificará para os Jogos Panamericanos já confirmado, também para o ano que vem, em Santiago, no Chile. Sendo o primeiro seletiva para segundo, ou seja, para participar deste último, obrigatoriamente deve participar do evento em Três Coroas concorrendo a uma ou mais categorias, que são: slalom, caiaque e canoagem extreno, com três vagas femininas e três para o masculino. A expectativa é que tenham mais de 10 países representados na cidade do Vale do Paranhana no próximo mês de abril.

“Agradecemos a presença dos atletas, sem eles o evento não aconteceria. Três Coroas sediou o Mundial de Canoagem, em 1997, quando fui prefeito, com o passar dos anos e a pandemia, os campeonatos deixaram de ocorrer aqui. Queremos resgatar isso. Nada se faz sozinho, mas com a união das entidades e a vontade do poder público, colocaremos nosso Município novamente no cenário mundial da canoagem. Precisamos trabalhar para nossa comunidade e pelo desenvolvimento de Três Coroas” afirma o prefeito Alcindo de Azevedo.

A programação cultural, o espaço gastronômico e a feirinha com diversos produtos locais, completaram as atrações do sul-americano de Canoagem, que contou com dias lindos de sol e temperaturas agradáveis.

O campeonato sul-americano de Canoagem é uma realização da Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca), com supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e apoio da Prefeitura Municipal e Associação Desportiva e Cultural de Três Coroas (ADEC).