UFRGS e Acqua Lokos realizam projeto socioambiental

Foto: Assessoria de Imprensa/Acqua Lokos

Região – A UFRGS, através do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), firmou uma parceria com o Acqua Lokos Parque Hotel, para a realização de um projeto de educação socioambiental.
Batizado de Projeto Oceano, o intuito da atividade é conscientizar os visitantes que estiverem no Parque Acqua Lokos, sobre a riqueza do ecossistema marinho da região costeira do sul do Brasil. Outra diretriz importante é chamar a atenção dos impactos negativos da cadeia do plástico na vida marinha e a necessidade da redução do uso deste material.
A iniciativa contém duas mostras com informações de locais do Litoral Norte e animais da fauna litorânea. Uma ocorre no Parque Coberto apresentando a exposição fotográfica: Céu, terra, água – o Litoral Norte do RS em imagens e outra na Área Aquática, com painéis ao ar livre – onde aos finais de semana estudantes do curso de Biologia Marinha CECLIMAR/ CLN/ UFRGS realizarão a mediação com o público.
Com o objetivo de reforçar a importância dessa ação o Acqua Lokos também está realizando uma redução de materiais plásticos no lado leste da Área Aquática, desde a substituição do mobiliário constituído desse polímero por madeira, 100% dos copos disponibilizados são de papel, além dos ecocopos colecionáveis – a pessoa paga uma caução de cinco reais para utilizar o copo plástico e após o uso devolve o mesmo para o estabelecimento. Já estão disponíveis 3 modelos, que havendo interesse, podem ser adquiridos.

Modelo dos Ecocopos à venda Foto: Assessoria de Imprensa/Acqua Lokos

A empresa deve gerar no final da Temporada Verão, um relatório de quanto material plástico deixou de consumir no período. De acordo com Marcelo Bugin, gerente de marketing e parcerias do Acqua Lokos, a ideia é trazer entidades para se tornarem parceiras do projeto. “Quanto mais empresas se juntarem a essa proposta mais expressivo será o resultado.
Também está previsto como parte do Projeto Oceano, a disponibilização das exposições para 11 prefeituras do Litoral Gaúcho.
Para o biólogo do CECLIMAR/ CLN/ UFRGS, Maurício Tavares, colaborar com essa inciativa dentro de um dos principais centros de lazer e diversão do país deverá ampliar consideravelmente o conhecimento dos visitantes sobre o tema.
A mostra que nasceu na Temporada Verão 2020 deverá ser integrada ao projeto pedagógico Dia Letivo no Parque, já na próxima Temporada Inverno. O Projeto Oceano pode ser conferido até o dia 01 de março, sendo a visitação inclusa no valor do passaporte.