Sustentabilidade marca a decoração da Oktoberfest

Pavilhão 2 conta com uma decoração totalmente diferente, sem deixar de valorizar as cores da festa Fotos: Lilian Moraes

Pavilhão 1 também recebeu uma atenção especial da decoração

Ano a ano, os voluntários da Comissão de Decoração da Oktoberfest de Igrejinha têm a tarefa de deixar o Parque Almiro Grings (Parque da Oktober) bonito e acolhedor para receber, durante os 10 dias de festa, mais de 150 mil visitantes. As novidades para esta edição ficam por conta do reaproveitamento de materiais em madeira, como paletes e caixas de frutas e verduras, somados a um projeto de paisagismo, com muita presença de verde, em natureza viva e artificial.Aline Hess, coordenadora da Comissão de Decoração, comenta sobre o trabalho da equipe: “usamos um tom rosa-avermelhado nas casinhas, que remete à cor do traje oficial das soberanas, que lembra o movimento ‘Outubro Rosa’, e valoriza a vida”, comenta Aline, que trabalha no projeto com Rejane Grings e Ronete Werb. Elas atuam com uma equipe de aproximadamente 30 voluntários.
Aline ainda ressalta: “não existe gratidão maior do que desenvolver todo este trabalho de criação de projetos, tanto de revitalização de pintura, quanto do Biergaten, do paisagismo e mesmo da decoração, e poder vivenciar toda a realização desses projetos com apoio de equipes que não medem esforços, nem tempo. Voluntários desta cidade que nunca esqueceram suas origens e tentam fazer de duas semanas de festa, um ano produtivo com o melhor resultado deste esforço todo”.
Totens feitos com a reutilização de madeiras, serão espalhados nas ruas centrais e na festa com palavras relacionadas à Oktober e mesclando o português e o alemão. Cada plaquinha do totem foi pintada a mão livre, com as tintas restantes do processo de revitalização do parque. Novos espaços de descanso serão criados com o auxílio dos elementos de madeira reaproveitados.