Projeto da Rota Panorâmica em Três Coroas é realidade e Prefeitura trabalha para viabilizar a obra

Fim do trecho de asfalto e início da estrada; projeto é pavimentar 7,37 km, de Três Coroas a Canela Foto: Lilian Moraes

Cada vez mais procurado por suas belezas naturais e alternativas de lazer, o interior de Três Coroas, além de ser recheado de opções, pode ser considerado uma importante rota de ligação entre o Vale do Paranhana e a região das Hortênsias. Para explorar este potencial e fomentar o desenvolvimento de novos negócios, a Prefeitura de Três Coroas está trabalhando para viabilizar 7,37 quilômetros de asfalto do trecho conhecido como Rota Panorâmica, que liga o município a Canela.
Cristian Krummenauer, diretor de Turismo da cidade, explica como Três Coroas está agindo para realizar a obra. “Nós, enquanto governo municipal, estamos trabalhando neste exato momento para buscar, até o final deste ano, alguma coparticipação ou alguma vinda de dinheiro federal, para que quanto menos a gente onerar custos para o cofre do município, melhor. Então, nós deixamos esse ano para essa demanda”, explica o diretor.
Para o trecho a ser pavimentado, a estimativa é de que sejam necessários R$ 13.803.081,91 em recursos. Com relação ao investimento, o diretor garante que a Prefeitura não está medindo esforços para a captação do valor. “Passando este ano, a Prefeitura vai ter a responsabilidade de avaliar junto com Câmara de Vereadores, envolvendo a comunidade, a importância do uso do dinheiro público no investimento deste projeto”, destaca.

Atrativos já consolidados e projeção de novos pontos

Foto: Matheus de Oliveira/Grupo Repercussão

Com aproximadamente quinze atrativos consolidados – oito no trecho de Canela e sete no município de Três Coroas – que já exploram o potencial turístico da rota, Krummenauer revela que projeções de novos atrativos estão sendo exploradas pela Administração três-coroense. “Já buscamos junto ao Estado, que as unidades de geração e de armazenamento de água que são de responsabilidade da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) sirvam de pontos turísticos. O grupo CEEE já manifestou que abrindo essa rota, se coloca à disposição para promover a visitação nestas unidades”, conta. No total, são quatro unidades: barragem dos Bugres e das Laranjeiras (foto acima); usina hidrelétrica dos Bugres e usina hidrelétrica do Canastra.
Com a finalização da pavimentação, Krummenauer também comenta que há o interesse de uma reconhecida vinícola em se instalar no município.

Trecho de Canela

Importância exaltada

 

O diretor de Turismo enfatiza a importância da conclusão deste asfaltamento. “Esses empreendimentos que hoje ali estão, já estão consolidados, mas com a infraestrutura dessa rota pavimentada, vai ter um apreço muito maior para novos empreendimentos que carecem desta infraestrutura mínima de acesso, pela envergadura de investimento que a gente sabe dessa possibilidade”, cita.

 

Conselho municipal ativo

Ainda há no município um conselho municipal que está atento e apoia a instalação de novos negócios na cidade. “Nós temos um conselho dentro dessa gestão composto por diferentes profissionais, de pastas diferentes, que avalia todas essas novas oportunidades no município e faz com que a máquina pública, como uma forma de escutar primeiramente as necessidades destes novos empreendedores, empresas e negócios, para que nós sejamos uma mola propulsora e não um entrave no desenvolvimento”, enfatiza.