Primeira edição do Taquara Campo tem avaliação positiva de seus organizadores

Por Prefeitura de Taquara

Após uma programação intensa no último final de semana, neste domingo (24), a primeira edição do Taquara Campo teve o seu encerramento. Durante quatro dias, a Sede Campestre do CTG O Fogão Gaúcho recebeu shows musicais, danças tradicionalistas, competições de tiro de laço, feira de artesanato e muitas outras atrações, com a presença do público não só de Taquara, como de diversas outras cidades do Rio Grande do Sul. O Taquara Campo foi promovido pela Prefeitura de Taquara, Sesc e CTG O Fogão Gaúcho, com o patrocínio da Corsan.

“Foi uma festa que superou as expectativas, e realizada com muito amor e carinho. Obrigada a todos que vieram prestigiar o nosso evento que celebrou os 136 anos do nosso amado Município. Foi um trabalho em grupo entre Prefeitura de Taquara, Sesc e CTG O Fogão Gaúcho, onde prevaleceu a união e parceria entre todos. Obrigada a cada um que se dedicou à festividade”, agradece a prefeita Sirlei Silveira.

No domingo, data que marcou o encerramento do Taquara Campo, foram realizadas as últimas provas de tiro de laço, assim como as finais das danças tradicionalistas. Nos três dias anteriores, também ocorreram as competições artísticas de chula e declamação, além dos shows musicais de Joca Martins, Cristiano Quevedo, Musical JM, Banda Sétimo Sentido, Franco e Banda, 80 Bits e Tributo a Raul Seixas, além da carreteada, na quinta-feira (21), que abriu o evento.

Parceiros

Além da Prefeitura Municipal, o Taquara Campo foi realizado também pelo CTG O Fogão Gaúcho e pelo Sesc-Taquara. O patrão do Centro de Tradições Gaúchas, Mariano Anderson, ressaltou a importância desta parceria, que permitiu a realização de dois eventos já tradicionais do CTG que foram inclusos na festa de aniversário da cidade: o 36º Festão Campeiro e o 6º Rodeio Artístico e Cultural. “Estes dois eventos tiveram suas últimas edições ainda antes da pandemia. Tendo em vista que seria um recomeço muito dificultoso, surgiu a ideia de fazermos a parceria com a Prefeitura e o Sesc. Foi uma aliança muito positiva, destacando a cultura gaúcha para a comunidade como um todo”, frisa.

A gerente do Sesc, Fabiane Luiz Oliveira, destacou também que o público foi para o evento para se divertir, marcando o início de um novo ciclo de retomada de eventos presenciais. “Quem foi para o Taquara Campo estava muito contente, querendo participar e se divertir. Estamos entendendo como o público se comporta a partir de agora, e encontramos pessoas ávidas por atividades de lazer”, comenta. Ela também valoriza o trabalho em equipe realizado junto com a Prefeitura e o CTG. “Foi um evento construído a muitas mãos, com uma organização ajudando a outra. Todos estavam bem envolvidos. Fizemos uma bonita festa para a cidade”, completa.

Presente e futuro do evento

A ideia para a realização do Taquara Campo foi a de resgatar a cultura do campo presente no interior do Município, integrando-o com a cidade, além de celebrar o aniversário de Taquara, marcando a volta de uma grande festa com presença de público no Município após dois anos de pandemia. “Foram dias muito importantes para destacar o tradicionalismo gaúcho, também presente na cultura taquarense, valorizando o nosso passado e buscando levar este legado da nossa cidade para as gerações futuras”, completa a prefeita. Para a edição de 2023 do evento, algumas demandas da comunidade já estão sendo avaliadas. Uma delas, está na redução do valor de entrada para R$ 10,00 por dia, com acesso ao parque e aos shows.