Prefeitura trabalha para inibir recorrentes atos de vandalismo no Parque do Trabalhador em Taquara

No início deste mês, o Parque do Trabalhador, popularmente conhecido como “parcão”, foi alvo de vandalismo que resultou em prejuízos e gastos desnecessários para a Prefeitura taquarense. A ação aconteceu em pontos isolados – onde as câmeras de monitoramento não alcançam – e foi registrada pela equipe do Instituto Vitória que realiza a limpeza e a manutenção do parque. Dessa vez, foram arrancados coqueiros, e refletores que ficam na ilha foram danificados.
De acordo com Alexandre Lencioni, diretor de esportes da cidade, o parque tem um histórico de atos de vandalismo, mas não há uma periodicidade. “Segurança pública é um problema da cidade, não é exclusivo do parcão, isso sempre aconteceu aqui. Tem épocas que demoram meses para acontecer novamente”, comenta.
Lencioni relata que a administração toma medidas para a conservação do espaço, entretanto, os vândalos acabam agindo mais na parte da noite, o que impossibilita uma segurança mais ativa no parque. “Acontece de tudo, desde a destruição de equipamentos da academia, de pracinhas direto tem que estar trocando tábua, telhas”, explica.

Secretarias unidas em benefício da comunidade

 

Prefeitura elogia relação boa com a comunidade em geral que usa o espaço

A ajuda da comunidade na conservação do local é um aliado da Secretaria de Esportes. Conforme Lencioni, a população taquarense “adotou” o parque e contribui muito com a preservação do meio ambiente e de tudo o que é oferecido na área do parque. “A população nos ajuda muito, realmente eles abraçaram o parque, da comunidade em geral nós não temos o que reclamar. Até mesmo na segunda que a gente vem aqui e passa o final de semana inteiro, é pouca coisa que se encontra se levar em consideração o quanto de gente que passa por aqui”.

 

Texto e fotos: Lilian Moraes