Parobeense é destaque no 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART)

Parobé/Taquara – O chuleador Kelvin Moisés da Silva, representante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) O Fogão Gaúcho, de Taquara/RS, conquistou mais um título de expressão no Estado. O sapateador participou com êxito, nos dias 16 e 17 de novembro, no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, do 34º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART). Kelvin, trouxe para casa o troféu de quarto lugar.

Em seu depoimento nas redes sociais, o chuleador escreveu que não há preço que pague dançar no tablado do ENART e sente-se com o dever cumprido por ter representado bem a entidade taquarense.

“Chula… O que é a chula? Para muitos é ensaiar o ano todo para chegar no ENART e dançar bem. Outros como eu, acreditam que a chula é cada sentimento, cada batida, cada emoção que explode dentro do peito e a gente transmite para a dança. Sentir o sangue fervendo e correndo no olho, bater os pés com toda a força, lembrar de todo o esforço passado para estar em cima daquele tablado e assim buscar forças para fazer o teu melhor. Essa sensação de dever cumprido não tem troféu nenhum que pague”, diz Kelvin da Silva.

Além da chula, o CTG O Fogão Gaúcho também esteve representado através da invernada adulta no Concurso de Danças Tradicionais – FORÇA B e Manuela Colissi na modalidade de Intérprete Solista Vocal Feminino.

Manuela Colissi e a Invernada Adulta do CTG O Fogão Gaúcho, apesar da belíssima apresentação não conseguiram a classificação para a finalíssima do ENART no domingo (17/11).

O ENART é um evento a nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina. “A participação na etapa final do ENART é a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Invernada Adulta do CTG O Fogão Gaúcho há 2 anos”, declaram. O grupo adulto do CTG O Fogão ensaiou praticamente todas as madrugadas nas últimas semanas para bem representar o município de Taquara/RS.

Em julho deste ano, o CTG O Fogão Gaúcho conquistou a aprovação do projeto Manutenção das Atividades Artísticas pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado. Esse projeto conta com o apoio da Assesso Contabilidade e o patrocínio das empresas Calçados Bottero Ltda. e F.H. Comassetto Materiais de Construção, através do financiamento do Pró-Cultura/RS (LIC) e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura.

O CTG O FOGÃO GAÚCHO

Desde 1948 o CTG O Fogão Gaúcho desenvolve a cultura gaúcha tradicional através de oficinas de danças e música tradicionalistas, tendo realizado nos últimos 70 anos mais de 15.000 mil atendimentos. Realizou diversos eventos culturais no Vale do Paranhana, atuando como formador de plateia e motivador da cultura gaúcha. Atualmente, trabalha com 112 crianças, jovens e adultos em seus cursos e oficinas de dança, canto e declamação. Muitos alunos que passaram pelo CTG O Fogão Gaúcho hoje atuam de forma direta na difusão da cultura gaúcha, como professores, artistas e empreendedores.