Morro Alto da Pedra deve ser inaugurado em novembro em Igrejinha

Mirante, alguns bancos e iluminação já estão prontos. Ajustes finais devem ser concluídos nos próximos dias Fotos: Lilian Moraes

Um dos pontos turísticos mais visitados em Igrejinha está prestes a ser inaugurado pela administração da cidade: o Morro Alto da Pedra, que está localizado a 10km da área central do município, encontra-se em fase final de revitalização e está sendo preparado com uma estrutura totalmente repaginada. Com um investimento de R$ 250 mil, proveniente de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Danrlei de Deus, o espaço do conhecido Morro da Asa, irá oferecer banheiros, playground, estacionamento, bancos, uma copa, onde serão comercializados produtos como água e comida, além de um paisagismo completamente remodelado, iluminação e um mirante, que permitirá que os visitantes possam ter uma visão diferente da cidade.
O secretário de Turismo Esporte e Cultura de Igrejinha, Dirceu Valdir Linden, revelou ao Repercussão Paranhana que antes de entregar a obra (que irá completar oito meses) a prefeitura irá pavimentar o acesso do morro: “Entrou na programação de obras e agora vamos concretar a entrada do local, é melhor assim. Vamos colocar um concreto semelhante ao que já tem em uma parte da estrada, vai começar um pouco para cima do portão até aqui na entrada”, comentou.

Monitoramento do local será intensificado e valor de entrada será cobrado dos visitantes

Depois de concluir a obra, o secretário já informou que a intenção da Administração é colocar vigilantes para acompanhar o dia a dia do morro, com o intuito de monitorar os visitantes, além de passar a cobrar um valor de entrada para ajudar na manutenção e preservação do espaço.

Planos para o futuro
Conforme Alberto Vinicius Petry, presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre, a estrutura que está sendo montada é indispensável para receber bem o grande número de visitantes que já frequenta o espaço. Além de já estarem sendo projetados planos para o futuro do turismo local: “Tratativas devem viabilizar que o morro siga um modelo de gestão de parque similar ao Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, que recebeu em 2018 e 2017 mais de 200 mil visitas, com cobrança de ingresso de baixo valor, portaria, fechamento noturno, segurança e monitoramento, convertendo as receitas integralmente a manutenção e investimentos na melhoria do próprio ponto turístico e desportivo”, revelou.