Mateartchê volta a ser realizado em Igrejinha

Registro da última edição, realizada em 2019 Foto: Mateartchê/ Divulgação

O mês de setembro chegou e com ele toda a simbologia dos Festejos Farroupilhas também toma conta das cidades. Em Igrejinha, para marcar as celebrações, de 16 a 20 de setembro acontece a 8ª edição do tradicional Mateartchê.
Organizado e realizado pelo Piquete Estância Casa de Pedra, Grupo Os Mateadores e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela da Tradição, o evento conta com o apoio do município e promove uma programação recheada de atrações e atividades para a comunidade de Igrejinha.
Além de cultivar a tradição gaúcha, a edição deste ano representa o retorno presencial do Mateartchê, que por dois anos não pôde ser realizado em formato presencial em função da pandemia.
Rubens Lopes, integrante da organização, descreve que o momento é de alegria para todos que de alguma forma se envolvem no evento. “O sentimento de todos da organização é de grande satisfação por poder novamente realizar o evento”, destacou.
Apesar de o Mateartchê iniciar no dia 16, a abertura oficial acontece no dia 17. As atrações musicais ficam por conta dos Nunes, Grupo Batendo na Marca, Lisandro Amaral, Isaac e Mirim, Léguas de Chão, Marca do Tempo, Grupo Pilcha Nova e Sangue Farrapo.

Programação intensa de atividades

A programação do evento vai além dos shows musicais. Durante os quatro dias de festa, a praça Dona Helena Leão, no bairro 15 de Novembro, será palco de atividades como oficinas culturais, o tradicional futebol de bombacha e o aguardado Festival Mate e Canto, que chega a sua segunda edição e conta com mais de 30 inscrições, entre outros.

 

Largo do Mateartchê


Dentre os seus diferenciais, a edição deste ano terá um espaço fixo e coberto para ser realizado. Antiga reivindicação da organização do evento, a rua coberta do bairro 15 de Novembro, carinhosamente conhecida como Largo do Mateartchê, é fruto da articulação entre a Comissão Organizadora e a Câmara dos Deputados, através de emenda parlamentar iniciada em 2018, do então Deputado Federal Jones Alexandre Martins.

 

Integrar a comunidade

Lopes fala também sobre um dos objetivos do evento, que é promover a integração da comunidade e que esse ano vai contar com o momento saúde, uma das novidades da edição. “A participação do público é fundamental e, tanto com o pessoal da saúde quanto com as escolas que estarão visitando, a ideia sempre foi a integração da comunidade”, pontuou. “Teremos passeios a cavalo também, oficinas culturais, brincadeiras folclóricas e esse ano o pessoal da saúde estará conosco, abordando temas pertinentes, no intuito de conscientizar o público sobre cuidados e, sobretudo, prevenção”, complementou o integrante da organização.
Além das atividades já programadas, o Mateartchê terá praça de alimentação e feira de artesanato em formato permanente.