Lixo possui destinação correta na Oktoberfest

Parte da decoração foi elaborada com material reciclado Foto: Lilian Moraes

Por Fábio Radke 

A mobilização de grandes públicos, a exemplo do que acontece em festivais pelo mundo todo e festas populares, inevitavelmente, representa a produção de toneladas de lixo. A Oktoberfest de Igrejinha também não foge à regra. E justamente para reduzir o impacto ambiental e visual de resíduos pelas dependências do Parque de Eventos Almiro Grings, diversas lixeiras serão colocadas à disposição dos frequentadores do evento ao longo dos dias de programação.
Marcada pelo voluntariado, a segurança e a limpeza do parque são os únicos serviços terceirizados no evento. E dentro da tarefa de limpar as lixeiras e tirar de circulação resíduos diversos, uma equipe de mais de cem profissionais promete agir garantindo o sucesso da correta destinação de materiais recicláveis.
De acordo com o diretor administrativo, Cassiano Brenner, todos os resíduos sólidos gerados são encaminhados a uma central e posteriormente selecionados e destinados ao lixo comum ou à reciclagem através de empresas especializadas com certificação ambiental. Os copos plásticos, por exemplo, podem virar bancos, lixeiras e materiais de decoração, a exemplo do que já vem sendo feito na maior festa comunitária do Brasil.

“Os copos plásticos, por exemplo, podem virar bancos, lixeiras e materiais de construção. Em nossa festa temos diversas lixeiras e bancos feitos de copos da edição passada”, Cassiano Brenner – Diretor Administrativo

Copos viram até decoração

E em uma festa do chope, os copos plásticos acabam sendo os materiais mais descartados pelos participantes da Oktoberfest. E isso não é um problema. Uma triagem inicial assegura que os copos sejam separados dos demais resíduos para o correto processo de reciclagem. A partir de parcerias com empresas especializadas, esses volumes são usadas na confecção de lixeiras e bancos. “É feita uma pré-reciclagem aonde os copos são separados do lixo do comum. Eu diria que hoje, os copos plásticos representam um volume de mais de 90% do que é consumido”, destaca Brenner. Outro exemplo de reciclagem do evento em Igrejinha é a decoração presente no parque e distribuída pela cidade. “Já foram feitas diversas decorações com materiais recicláveis, como por exemplo, as diversas flâmulas da festa espalhadas pelo Centro da cidade”, acrescenta.