Culturas se misturam na primeira Festa da Colônia de Taquara

Festa terá diversos pratos de culinária típica. Foto: Magda Rabie / Prefeitura de Taquara

Taquara – A tradição gastronômica dos imigrantes que povoaram a região vai ser o destaque da primeira Festa da Colônia de Taquara. Programado para acontecer no dia 6 de agosto, o evento vai ser uma grande vitrine para as produções rurais das famílias do município.

“Desde o ano passado estávamos pensando em algo diferente, que Taquara ainda não tivesse feito. Então pensamos nessa festa que é da colonização, dos imigrantes, com cozinha típica de cada etnia porque queremos prestigiar esse povo que está aqui até hoje”, explica a coordenadora de Eventos Regina Valentine.

O evento será dividido em três momentos: de manhã, a partir das 8 horas na calçada da Sociedade 5 de Maio, ocorre a venda de produtos da agricultura familiar. Na parte da tarde, às 15h30, inicia o Café Colonial, que terá cucas, bolos, queijos, salame e linguiça produzidos pela Agricultura Familiar de Taquara. De noite, a partir das 20h, haverá o jantar. Nele, as pessoas que adquirirem os convites poderão apreciar os cozinheiros na elaboração de pratos típicos tradicionais das culinárias brasileira, portuguesa, italiana e alemã.

Tanto para o café colonial quanto para o jantar, o valor dos ingressos será de R$ 40 por pessoa, para cada tipo de comida. Os cartões serão vendidos antes e durante a festa por cada uma das organizações parceiras.

Entidades parceiras
Rotary Inclusão: culinária brasileira, com escondidinho de mandioca; Clube Lions: culinária italiana, com polenta, galinha caipira e salada de radite com bacon; Corrente do Bem: culinária africana, com feijoada, couve e laranja; Lar Padilha: culinária alemã, com chucrute, batata refogada, salsicha bock e joelho de porco desfiado com legumes. De sobremesa, uma torta de maçã (apfelstrudel) e café servido na mesa; Magno Rigo Centro de Saúde e ONG Vida Breve: culinária portuguesa, com pataniscas de batata, caldo verde português e baba de camelo de sobremesa; Agricultura Familiar: bolos, pães, cucas, wafer, queijos, linguiça, salame, geleias, café e chás.

Uma grande festa beneficente
A prefeita Sirlei Silveira declara que a administração está empenhada em realizar um grande evento. “Será uma festa beneficente em que todo o lucro será revertido para as entidades parceiras que estarão comercializando comidas típicas coloniais das culinárias de diversos países”, acrescenta.

“Esperamos que a festa se fixe no calendário de eventos do município, dando visibilidade aos produtos dos nossos agricultores”, valoriza o secretário de Agricultura

O evento também terá show musical com a Banda Real Madrid. Pela manhã, o grupo especialista em músicas alemãs percorrerá algumas ruas do Centro de Taquara, chamando a comunidade para prestigiar a Festa da Colônia. A partir das 18h, o conjunto também estará em frente à Sociedade 5 de Maio, recepcionando os visitantes. Outras atrações farão parte da festa.