A alegria dos bonecos da Oktoberfest de Igrejinha

Foto: Divulgação/Oktoberfest de Igrejinha

Por Lidiani Lehnen

Filho do casal também deseja se vestir de Thomás Foto: Reprodução/Facebook

Personagens amados pelo público são os bonecos Hans, Hannah, Frederico e Alice. O casal foi criado em 1998 para animar a criançada e, valorizando a família, anos mais tarde, nasceram os filhos. Vários voluntários se revezam nos dias de festa para que os bonecos estejam presentes.
O casal Fabia Cristiane Staudt e Fernande Squena, ambos de 40 anos, exercem a missão com orgulho – mesmo que não sejam vistos. Ela é Hannah desde sua criação e ele juntou-se em 2007. “Os bonecos contribuem para que se mantenha viva nas pessoas a magia da Oktoberfest, que alegra e diverte todas as gerações. Quando damos vida aos bonecos percebemos que além das crianças, eles também despertam a curiosidade dos adultos e dos eternos jovens da melhor idade”, contam. Também são bonecos os voluntários: Ana Flesch, Vini Michaelsen, Jenifer Couto e as irmãs Alexia e Sofia Ribeiro.
Esta é uma das poucas atividades que tem menores de 18 anos exercendo a função. Isso porque, os filhos são crianças e então precisam ser pessoas de estaturas menores. Com um olhar de cuidado e amor, os turnos tem, no máximo, 2 horas por dia, atenção à alimentação e água redobrados e estão sempre acompanhados de perto. “Entendemos como uma intervenção cultural, feita de forma lúdica. E é isso que dá o brilho que a gente vê neles”, explica Maxwel de Matos, membro da comissão de Cultura da festa.