Segundo turno: Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni disputam o governo do RS no dia 30 de outubro

O segundo turno no Rio Grande do Sul será disputado entre os candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Onyx liderou a disputa no primeiro turno, conquistando 37,5% dos votos. Já a segunda vaga teve uma disputa acirrada entre o ex-governador, que busca a reeleição, e o candidato do PT, Edegar Pretto. Com apenas 2.491 votos de diferença, Eduardo Leite confirmou sua participação no segundo turno, com 26,81% do total. Os dois disputam o governo do RS no próximo dia 30 de outubro.

O futuro presidente do Brasil também será conhecido no fim de outubro. Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam nas urnas no dia 30.

Neste primeiro turno, o candidato petista obteve 48,43% dos votos válidos. Já o atual presidente e candidato à reeleição recebeu 43,20% do total. Pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização.

Mais de 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar neste domingo. De acordo com o calendário do TSE, os candidatos podem voltar a fazer campanha às 17h da segunda-feira (3), 24h após o encerramento da votação do primeiro turno. As campanhas podem pedir voto até o dia 28.

No próximo dia 7, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV também retornará à programação e ficará no ar até 28 de outubro.