Vovó Mina é inaugurada em formato pioneiro na educação infantil pública de Taquara

Evento contou com a presença da prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, acompanhada de secretários e vereadores Foto: Ruan Nascimento

Cercada por verde e canto de pássaros, a Escola Municipal de Educação Infantil Guilhermina Möller – Vovó Mina inaugurou nesta quarta-feira (18) em um imóvel da Estrada Padilha Velha, no interior do Município. O educandário é pioneiro no Município a ter como proposta pedagógica a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália, e atenderá crianças de 4 meses até os 4 anos e 11 meses, com 35 vagas.

Pedagoga por formação e professora e diretora por 35 anos na rede pública, a prefeita Sirlei Silveira reforçou a importância deste novo formato de ensino. “Os primeiros anos de vida são importantíssimos para o aprendizado e a formação dos nossos valores morais e de caráter. O ensino precisa mergulhar no lúdico, no mundo dos brinquedos educativos, mas também necessita ter a conexão entre escola e pais. Todos somos responsáveis pelo sucesso na educação”, destacou, ao lembrar que o espaço possibilitará desenvolver práticas pedagógicas integradas ao meio ambiente, uma vez que possui gramado e árvores frutíferas.

O imóvel foi cedido em comodato pelo prazo de quatro anos pelo vereador Adalberto Soares, sem ter custos de locação pelo Município. Ali, foi residência do casal Alfoncina Soares Roht e Arlindo Roth, tios do presidente da Câmara. “A tia Alfoncina era uma pessoa querida por todos da comunidade e se aposentou como merendeira da Escola Júlio Maurer. Conselheira das crianças, de sua casa ninguém saía sem ganhar doces e até mesmo um dinheirinho, como ela dizia. Sorridente sempre, não tinha tristeza com ela. Também era muito religiosa, carregava Deus no coração. Com certeza, está lá no Céu feliz por este momento tão especial de sua antiga morada se tornar uma escola infantil”, compartilhou.

Metodologia Reggio Emilia

Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam na localidade de Reggio Emilia colaboraram com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público único de educação infantil. Hoje, esta metodologia é considerada uma referência mundial na abordagem para as crianças. “É uma maneira de observar o que as crianças sabem, têm curiosidade e o que as desafia. Os professores observam as crianças, tendo uma escuta sensível, e planejam intencionalmente vários espaços para estimular as experiências dos alunos, tornando a aprendizagem significativa”, explica a Diretora da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Andréia Reis.

O novo local de ensino também terá mais espaço para que as famílias sejam agentes para pensar sobre o seu lugar e as melhorias daquele contexto, como complementa a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira. “Entendemos que, para além do atendimento e do número de vagas, vai ter o envolvimento de toda a comunidade escolar em prol do desenvolvimento das crianças”, comenta, destacando que o local já era um ponto de visitação da comunidade antes mesmo da sua inauguração. “As pessoas passam na frente e querem entender por que há coisas diferentes na escola, como voais, tecidos e cabanas, porque a metodologia que será aplicada atrai e une a comunidade escolar.”

Segundo a coordenadora pedagógica da EMEI Vovó Mina, Cassandra Lima de Souza, o novo educandário será um importante lugar de aconchego aos pequenos. “As crianças vão ter muito espaço para se desenvolverem, e vão poder brincar com a natureza, inclusive. Estamos muito ansiosos para receber os alunos”, frisa.

Assim como na EMEI Vovó Mina, o método Reggio Emilia também será aplicado em outras escolas de Educação Infantil do Município. Andreia complementa que, nos próximos dias, será dado início a esta abordagem também na EMEI Vovô Benjamim, localizada no Bairro Eldorado, e na EMEI Vovó Celita, no distrito de Pega Fogo. O endereço da EMEI Vovó Mina é na Rua Júlio Kohlrausch, 8882, em Padilha, em Taquara.