Vida saudável é tema na sala de aula em Riozinho

Riozinho-  Professores da rede municipal de Riozinho continuam utilizando exemplares do Jornal Repercussão como ferramenta pedagógica em sala de aula. Desta vez, o professor Tales Reck, que dá aulas de Ciências, resolveu lançar uma provocação aos alunos com base em uma matéria publicada em uma edição de abril. O tema era o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, data essa criada para coincidir com a de criação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

A partir do texto “Casa Natural de Sapiranga relembra valor do Dia Mundial da Saúde”, os alunos puderam desenvolver um trabalho voltado para reflexão sobre alimentação saudável e pesquisaram as variações da saúde tradicional. Apresentando pesquisas sobre: os benefícios da utilização de produtos naturais, plantas alimentícias não convencionais, produtos orgânicos e plantas medicinais. “O objetivo da atividade foi desenvolver nos alunos um olhar diferenciado ao ‘bem-estar e saúde’, então pedi que se dividissem em grupos e fizessem uma pesquisa”, falou o professor Tales. Os alunos, divididos em grupos, discutiram os assuntos e tinham como tarefa desenvolver cartazes sobre o tema sorteado e, por fim, apresentar para o grande grupo dando exemplos dos prós e contras dessas abordagens. As aulas em formato de seminário, que estimulam a troca de ideias e conceitos são enriquecedoras, no ponto de vista da aprendizagem, e também são mais atrativas para os alunos.
O professor de Ciências realizou a tarefa com as turmas de 8º ano das escolas Padre Manuel e Ulisses Guimarães, e reforça que ao utilizar como base o jornal, é possível que o aluno tenha uma visão mais ampla do cotidiano. “A reportagem foi utilizada para dar um viés prático do assunto. Era um texto sobre o sucesso de uma loja de produtos naturais. Nessa questão, os alunos foram apresentados a uma estrutura logística não encontrada em nosso município, neste formato”, comentou.
O incentivo para o uso de exemplares do Jornal Repercussão nas aulas faz parte do Projeto Repercussão na Escola, uma parceria do Grupo Repercussão com a Secretaria de Educação de Riozinho.

Aprendizado e disseminação da informação

Além de utilizar na sala de aula, os alunos recebem exemplares do Jornal Repercussão para levar pra casa. “Muitas pessoas não tem acesso à assinatura e também não utilizam o formato digital, então esse projeto também é uma forma de disseminar informação de toda a região para a nossa comunidade”, comentou o secretário de Educação de Riozinho, Gilnei dos Santos. “É uma ferramenta a mais que os professores têm para utiizar em sala de aula, na área de linguagens é um excelente recurso”, completou.