V MICI chega ao fim com 80 projetos apresentados em Igrejinha

Alunos concentrados apresentando seus trabalhos no último dia de feira Foto: Lilian Moraes

Reconhecida nacionalmente por ser uma referência, a educação de Igrejinha segue colhendo resultados do trabalho desenvolvido no município. Prova disso é a qualidade dos projetos apresentados na 5ª edição da Mostra de Iniciação Científica (MICI), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de agosto, no ginásio do Parque de Eventos Almiro Grings.

De acordo com a Prefeitura de Igrejinha, foram expostos e apresentados 68 projetos produzidos pelo Ensino Fundamental, 11 projetos desenvolvidos na Educação Infantil e 1 projeto elaborado pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em cada dia do evento foram premiados três trabalhos vencedores de cada categoria.

Deste total, os projetos “Tum tum” bate sem parar – EMEF Machado de Assis; O caminho das Águas – EMEF Princesa Isabel; Lá vem ela… Será a matemática um bicho de 7 cabeças? – EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer) obtiveram maior pontuação em suas categorias e garantiram o passaporte para apresentar seus trabalhos na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2022, que acontece entre os dias 24 a 28 de outubro na Fenac – Centro de Evento e Negócios, em Novo Hamburgo.

Qualidade evidente nos projetos e sequência nos trabalhos de pesquisa

O prefeito de Igrejinha exalta a qualidade dos projetos apresentados e ressalta a importância de existir uma sequência na execução de pesquisa na cidade. “Estamos muito contentes hoje com o encerramento da quinta edição da mostra de iniciação científica e aqui nós tivemos a apresentação de belíssimos trabalhos. Infelizmente, nós só vamos ter três projetos apresentados na Mostratec, mas poderíamos ter inúmeros outros, tamanha a qualidade dos projetos aqui apresentados”, pontuou. “Então para nós é importantíssimo o prosseguimento e a evolução que esse projeto vem tendo ao longo dos últimos anos, mostrando de uma forma clara a evolução e a qualidade dos trabalhos realizados”, complementou.

Foto: Lilian Moraes

Histórico de sucesso
No início deste ano, um trabalho que é fruto da feira de iniciação científica foi destaque internacional ao se apresentar em Dubai, na MILSET Expo-Sciences Asia 2022.
O projeto “Quem mora na biblioteca da escola?”, elaborado em 2018 pelas alunas Djenifer Engel, Nicole Rech, Estela e Letícia Lenkner e Duane Faiffer, da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Darcy Rheinheimer, ganhou o primeiro lugar na Mostratec.
Com isso, as meninas se classificaram e foram habilitadas para participar, um ano depois, de uma feira em Recife, onde se credenciaram a feira realizada na cidade dos Emirados Árabes Unidos.
As professoras Juliana Mundstock e Gizéle de Quadros Oliveira orientaram as estudantes, que frequentavam o nono ano na época.

Projetos premiados

 Categoria Educação Infantil
1°: “Tum tum” bate sem parar – EMEF Machado de Assis
2°: Afinal, de onde nasce o papel? EMEF Vila Nova
3°: Que língua é essa? EMEF Anita Garibaldi
 Categoria 1° ao 3° ano:
1° lugar – O caminho das águas – EMEF Princesa Isabel- 1°ano
2°: Barba-de velho ou barba-de-pau? Qual é a real? EMEF Vila Nova- 3°ano
3°: Conhecendo frutas diferentes: pitaya, kiwi e amora- EMEF Hilario Nestor Backes- 2° ano
 Categoria 4° ao 6°ano:
1°: Toda picada de mosquito coça? – EMEF Princesa Isabel
2°: Plantas Medicinais: Para que servem? EMEF Machado de Assis
3°: Amigos do Théo – EMEF Vila Nova
 Categoria 7º ao 9º ano:
1°: Lá vem ela… Será a matemática um bicho de 7 cabeças? – EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer.
2°: Quem, ou o que, são as PANCS, afinal? – EMEF Dom Pedro II.
3°: Aerogerador de Pequeno Porte Construído com Materiais Reutilizáveis – EMEF Anita Garibaldi.

Autoridades falam

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha.
“Ao longo dos três dias de Mostra, pudemos ver o empenho e a dedicação de todos os estudantes na apresentação dos projetos. Dos mais pequenos até os maiores, cada um demonstrava domínio sobre seu assunto abordado, além de grande desenvoltura para apresentar”.

Cristiane Martin, secretária de Educação.
“A Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha é uma oportunidade de expandir os conhecimentos a partir da pesquisa e do desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento”.