Unificação das escolas do interior de Taquara é aprovada em reunião coletiva de pais

Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Taquara – A comunidade escolar de Olhos d´Água, Moquém, Rio da Ilha e Padre Tomé vinha solicitando há algum tempo a reestruturação do núcleo de escolas do interior, método pelo qual o ensino era fracionado em diferentes educandários. Pela proposta apresentada através da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes na noite de quinta-feira (28), os alunos das escolas municipais Dyonisio Pires de Mello, Pinto Bandeira, Henrique Fetter e Otília Marmitt serão direcionados para a Antônio Martins Rangel, da diretora Angela Taciana da Silva.

A mudança envolverá 29 alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental, que devem passar a estudar à tarde. Anteriormente, esta etapa do ensino ocorria pela manhã em quatro escolas com número muito pequeno de público atendido em cada uma. Conforme lembra a secretária da Educação, Carla Silveira, a escola Antônio Martins Rangel já atende do 6º ao 9º ano pela manhã e está preparada para receber a nova demanda de estudantes no período inverso. “Tínhamos pedidos da comunidade em relação ao turno, os pequenos ficavam de manhã e as famílias queriam à tarde, pois precisavam acordar de madrugada para chegar a tempo para as aulas”, destacou.

A sugestão de alteração foi aprovada por unanimidade pelos pais e responsáveis presentes no encontro. “Isto dará maior acolhimento às crianças, contribuirá na questão da aprendizagem”, reforçou a prefeita, lembrando da questão de pertencimento dos alunos e famílias com a escola a qual terão toda a vida escolar no Ensino Fundamental em um único educandário. “A educação é muito importante, sem ela não temos nada”, comentou.