Última escola em prédio alugado passa a contar com local próprio em Taquara

Por Weslei Fillmann e Lilian Moraes

A Prefeitura de Taquara entregou a nova sede da Escola Municipal de Educação Infantil Vera Marks Iribarry, última instituição que estava em um prédio alugado, mas que segue no bairro Petrópolis, em novo endereço. Na última quinta-feira, 31, a escola foi reinaugurada, oficialmente, na rua Marechal Floriano, número 285. Antes disso, desde 2012, passou pela rua Germano Paiva, no bairro Mundo Novo (por quatro anos); rua João Bayer, no bairro Petrópolis (por cinco anos); rua Alfredo Felipe Kraemer (por um ano).

 

A prefeita Sirlei Silveira comentou sobre a aquisição, no valor de R$ 850 mil. “Estamos felizes porque os alunos da Emei Vera Marks Iribarry passaram a ter um local maior para as suas aulas”. A escola já contava com atividades desde fevereiro.

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, também falou da ampliação do espaço para as crianças. “O educandário terá um amplo pátio para que as crianças brinquem fora da sala de aula, para garantir grandes vivências da infância dos nossos alunos, e dialogando com as abordagens que já trabalhamos na educação infantil do município”.

Carla comentou que a mudança da Emei para um prédio próprio era uma das prioridades da Administração, em colocar todas as escolas em espaços físicos próprios do município, garantindo que o dinheiro público é investido em instalações pertencentes à comunidade e possibilitando que recursos sejam destinados para qualificação.

Escola Rosana

Atendendo uma demanda de anos, a Adminstração instalou a primeira escola na localidade. A Escola Professora Rosana Cardoso é uma homenagem a uma educadora, que atuou em Taquara entre 1992 e 2009. Andréia Oliveira de Souza, atual diretora da Emei São João Batista, escola onde Rosana atuou entre 2002 e 2004, falou que a professora sempre foi muito próxima dos alunos, ajudando-os sempre que possível.

Sirlei Silveira, prefeita de Taquara. “Me sinto honrada, como prefeita e professora de Taquara, em inaugurar essas duas importantes escolas de educação infantil. Entendemos que investir na educação é a primeira forma de nós termos, no futuro, uma sociedade melhor”.

Carla Silveira, secretária de Educação e Esportes. “Desde o ano passado, os dois imóveis obtidos com recursos da educação se destinam para o atendimento qualificado, dando prosseguimento às propostas do ensino infantil de Taquara”.

Raquel de Melo, diretora da escola Rosana Cardoso. “A nossa expectativa é a melhor possível, pois é uma escola esperada pelo bairro e a comunidade ansiava por esse espaço. Nós queremos sempre dar o nosso melhor e bem acolher a comunidade”.

Renata Scheffler, diretora da escola Vera Marks. “Estamos muito contentes com esse momento, que é a celebração da sede própria, da nossa escola que já tem 10 anos. É um local de contato com a natureza e descobertas para os alunos”.

Ensino diferenciado nas escolas

A proposta pedagógica das duas escolas terá a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália. Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam nesta localidade passaram a colaborar com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público de educação infantil.