Trabalho da Secretaria de Educação se consolida e coloca Igrejinha em evidência

Palestra com a professora Regina Shudo Fotos: SME/ Igrejinha

O ano letivo em Igrejinha começou e um dos objetivos da Secretaria de Educação será implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através do Documento Orientador do Território Municipal de Igrejinha (DOM), sendo estes documentos que nortearão como a educação deve ser conduzida ao longo de suas etapas.
Para dar início ao ano, no dia 20 de janeiro todos os profissionais das escolas de Educação Infantil reuniram-se no Centro de Eventos Pref. Selson Flesch de Igrejinha. A abertura do evento foi marcada pela presença de algumas crianças que representaram a importância do brincar nessa etapa de ensino. Na mesma tarde, ocorreu um momento significativo de reflexões com a Professora Regina Shudo, que abordou a temática: Reconstruindo e reinventando tempos e espaços na Educação Infantil.
As equipes diretivas e pedagógicas das escolas de Ensino Fundamental e dos Centros de Educação, reuniram-se no dia 04 de fevereiro, para organizar e planejar o ano letivo de 2020. Norteados pelo tema da Secretaria de Educação “Protagonismo na Educação, Escola em Ação”, ocorreu um momento de estudo sobre a BNCC e sobre a efetivação do Documento Orientador do Território Municipal de Igrejinha.

Secretaria presente e ativa para o bem do aluno igrejinhense
Por intermédio da secretaria, a rede municipal poderá contar com inúmeras novidades. Neste ano, duas iniciativas devem colocar a educação igrejinhense em lugar de destaque na região. Pensado pelas responsáveis da secretaria, um Programa de Alfabetização será colocado em prática, objetivando que as crianças estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. O programa contará com a formação dos professores da pré escola, 1º e 2º anos e com testes de audiometria em crianças de 1º ano com o intuito de realizar um acompanhamento mais próximo dos alunos a fim de identificar eventuais problemas auditivos nas crianças.
“Será realizada uma triagem em todas as crianças do primeiro ano para que se possa avaliar possíveis casos que precisem ser investigados e encaminhados para demais profissionais da saúde e educação, esclarece a secretária.
Outra novidade é o empreendedorismo na escola. Em parceria com o SEBRAE, o projeto será aplicado em todas as turmas do 1º ao 5º ano. “O programa terá em
torno de quatro meses de duração. Os professores que irão trabalhar com o projeto participarão de uma formação vinculada ao mesmo, e posteriormente, aplicarão o programa com as turmas”, explica Cristiane.

FORMAÇÃO CONTINUADA FOCO NAS QUALIFICAÇÕES

A secretaria também organizou um calendário de qualificações para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. De acordo com a Secretária de Educação, uma dessas etapas de formação ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho, na Jornada Pedagógica destinada a estes profissionais.
“A grande maioria dos nossos professores possuem formação acadêmica para sua área de atuação. A rede oferece uma complementação de no mínimo 30 horas de formações continuadas ao longo do ano.” explica Cristiane Martin.

2019 TERMINOU COM FILA ZERADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cristiane Martin, Secretária de Educação de Igrejinha, salienta que, todas as crianças inscritas em 2019 na Educação Infantil foram matriculadas. “Atendemos todas as crianças que estavam na fila de espera”, disse. Este feito também aconteceu no início de 2019, quando a Secretaria de Educação conseguiu zerar a fila pela primeira vez.

VALORIZANDO O FUTURO, IGREJINHA FIRMANDO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Além das novidades no cenário pedagógico, estão sendo desenvolvidas melhorias em diversas escolas da cidade. A secretária de educação revela que reparos estão previstos para acontecer nas EMEFs: Osvaldo Cruz, Hilário Nestor Backes, Lajeadinho, Prefeito João Darcy Rheinheimer e no Centro de Educação CEMAE Aprender.
Nas EMEIs, a mais recente escola a receber uma atenção especial foi a Arco-Íris do bairro Saibreira, onde ocorreu uma ampliação e harmonização dos espaços da estrutura. Para este ano, as EMEIs: Bem-me-quer, Morada da Colina e Prof. Ida Maria Krupp também estão incluídas na lista das escolas infantis que receberão melhorias.
No entanto, de acordo com a Secretária de Educação, além das reformas na estrutura física desses espaços, também serão adquiridos brinquedos para todas as escolas municipais de Educação Infantil. Assim como readequações nos espaços que estão sendo realizadas.
Cristiane também relata que a aquisição de equipamentos irá melhorar o desenvolvimento do trabalho das escolas. A primeira aquisição será um caminhão, destinado para o transporte da merenda escolar. A outra aquisição é a de laboratórios itinerantes, contendo notebooks para serem utilizados nas escolas.

Eventos

17 a 20 de fevereiro – Provas da EJA

17, 18, 19 e 20 de Junho – Feira do livro

23 e 24 de julho – Jornada Pedagógica

12 e 19 de agosto – Olimpíadas Escolares

25 de agosto – Fórum Regional das Cooperativas Escolares

1º, 2 e 3 de setembro – V Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha

9 a 12 de novembro – Provas da EJA (data a ser definida)

Dezembro – Chegada do Papai Noel (data a ser definida)

Fonte: Secretaria de Educação de Igrejinha