Taquara aposta em seminários e troca de experiências para qualificar educadores

Taquara – A Secretaria de Educação tem apostado em seminários e oficinas para aproximar e qualificar ainda mais os educadores da rede municipal de ensino. Os encontros fazem parte da formação continuada proporcionada pela secretaria e estão planejados para acontecer em quatro momentos ao longo de 2023.

A primeira atividade realizada dentro do planejamento foi a abertura do ano letivo, em fevereiro. A confraternização ocorreu no Centro de Eventos da Faccat, reunindo mais de mil pessoas, entre professores, equipe diretiva e demais profissionais que trabalham em todas as escolas municipais da cidade.

Em abril está ocorrendo a primeira programação por eixos temáticos, separando os participantes conforme a área de atuação. “As formações continuadas acontecem ao longo do ano e são divididas por turmas, considerando a faixa etária de atuação de cada educador. Assim eles conseguem uma troca de experiências maior e a possibilidade de planejarem em conjunto”, explica a secretária de Educação, Carla Silveira.

Formações ocorrem em abril
As etapas da formação continuada em 2023 estão programadas para acontecer em abril, junho, setembro e novembro. Neste mês já foram realizadas oficinas com os seguintes grupos: professores que atuam com bebês; profissionais que atuam com crianças pequenas; profissionais que atuam com crianças; auxiliares; e nesta semana os encontros são com professores do bloco de alfabetização. “Nossa ideia é trabalhar uma perspectiva mais prática da formação. Na educação infantil, por exemplo, como trabalhamos com experiência, organizamos para os professores verem possibilidades de experiências, tocando, sentindo, participando mais ativamente”.

Importância de cada processo
Além de ser uma determinação legal que o município ofereça formação continuada aos profissionais da rede municipal, a secretária de Educação destaca a importância dos processos. “Entendemos que atende uma necessidade de estarmos nos atualizando, revivendo e pesquisando. Entendemos que essa divisão por áreas de atuação chega mais próxima do professor, trabalhando mais as especificidades de cada área de formação”, declara Carla. Considerando os estagiários, auxiliares e professores, são mais de 900 profissionais que participam da formação dentro de suas respectivas áreas.

Em Taquara, a Secretaria de Educação divide os profissionais nas seguintes áreas: professores que atuam com bebês; professores que atuam com crianças bem pequenas (incluindo maternal); professores que atuam com crianças pequenas (pré-escola); bloco de alfabetização (1º ao 3º ano); quartos e quintos anos; dentro dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a separação acontece pelas linguagens Humanas, Matemática e Ciências. Além disso, o município também tem formação específica dos auxiliares de educação infantil e dos auxiliares dos profissionais de apoio de inclusão.