Taquara aplicará teste rápido da Covid e vacina da gripe em todos os profissionais da educação municipal

Secretária Carla (e) recebeu a prefeita Sirlei (c) e o diretor Alex (d) na manhã desta sexta-feira. Foto: Cris Vargas

Taquara – Todos os profissionais que trabalham nas escolas da rede municipal de ensino de Taquara serão testados para Covid e receberão a vacina que protege contra os três tipos de vírus Influenza na próxima segunda-feira (3). Professores, equipes diretivas, serviços gerais, cozinheiras, zeladores e porteiros receberão o exame e a imunização da gripe em drive-thru no pátio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os veículos devem entrar pela Ernesto Alves, pegar a Coronel Evaristo e dobrar à direita na Júlio de Castilhos, subindo em direção à SMECE, onde serão recebidos por equipes da Educação e da Secretaria de Saúde, com apoio da Diretoria de Trânsito e dos Bombeiros.

Aproximadamente 900 pessoas serão contempladas. A secretária de Educação, Carla Silveira, ressalta que a medida visa dar maior segurança para o retorno às aulas presenciais, na terça-feira, dia 4. “Essa testagem da Covid e a vacinação da gripe deixarão os professores e toda a comunidade escolar mais tranquilos, pois estamos preservando a saúde dos profissionais e, indiretamente, das crianças também. Aqueles positivados no teste serão encaminhados para o atendimento no Centro Covid, onde terão o acompanhamento médico, com isolamento”, reforçou.

Na manhã desta sexta-feira (30), a prefeita Sirlei Silveira, acompanhada do diretor de Saúde, Alex Alves, foram visitar o local onde será realizado o drive-thru. “Precisamos retomar o ensino presencial, pois o aprendizado de muitas crianças está sendo prejudicado. No entanto, desejamos que isto ocorra de forma segura. Por isso, optamos por testar contra a Covid e vacinar contra a gripe todos aqueles que trabalham com nossos alunos da rede municipal antes do início das aulas”, destacou.

Os atendimentos do Centro Covid tiveram redução de 74% entre março e abril. O local também foi preparado para receber os profissionais da educação e alunos, caso tenham sintomas e sejam diagnosticados. “Criamos um formulário, que já foi encaminhado às escolas, pelo qual poderemos fazer o encaminhamento para receber o atendimento médico”, salientou Carla.