Talita Morbach fala dos desafios à frente da Secretaria de Educação de Parobé

Foto: Arquivo Pessoal

Parobé – No início de 2024, o município deu as boas-vindas à nova gestora na área Secretaria Municipal de Educação, Talita Morbach.

Natural de Taquara e apro­vada em concurso, a professora havia sido cedida pela cidade vizinha em 2021. Durante esse período, desempenhou suas fun­ções na Secretaria Municipal de Educação, atendendo às diversas demandas do setor administra­tivo, incluindo a supervisão dos serviços de merenda e transporte escolar, museu, entre outros.

No dia 2 de janeiro deste ano, Talita assumiu, oficialmente, o cargo de secretária de Educa­ção do município. Em entrevista ao Grupo Repercussão, a secre­tária contou um pouco de sua trajetória profissional e discutiu os desafios que enfrentará à frente da Secretaria.

Entrevista com a secretária de Educação

Jornal Repercussão – Quem é você?
Talita Morbach – Eu tenho 44 anos, sou casada e mãe de duas filhas, Antonella e Vitória.
Comecei minha trajetória como professora de Educação Infantil, depois fui coordenadora pedagógica e, por 9 anos, diretora da Emef Calisto Eolalio Letti, em Taquara, entre outros cargos na Secretaria do município.

Jornal Repercussão – Qual a sua formação?
Talita Morbach – Sou formada em Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar.

Jornal Repercussão – Quais as ideias e projetos para os próximos meses à frente da Secretaria?
Talita Morbach – Nós realizamos uma preparação abrangente para o início deste ano letivo, em colaboração com os professores e diretores das escolas. Isso envolveu o acolhimento dos nossos profissionais e garantir que essa rede tenha um forte senso de pertencimento. O foco principal é aprimorar nosso indicador relacionado ao Índice de indicador relacionado ao Índice de Educação. Estamos estabelecendo estratégias e ações para a melhoria do ensino e da aprendizagem de nossos estudantes.

Jornal Repercussão – Quais os desafios encontrados?
Talita Morbach – Entendemos que os desafios são constantes, envolvendo diversas escolas, professores e setores.
Diante dos vários contextos que surgem, trabalharemos com grande comprometimento para superar as dificuldades encontradas ao longo deste ano letivo.

Jornal Repercussão – Qual a mensagem que você deixa para toda a rede municipal de ensino?
Talita Morbach – Eu desejo a todos que o ano seja incrível, repleto de muitas possibilidades e aprendizado.
Que possamos concentrar-nos neste acolhimento, cultivando o sentimento de pertencimento, para que todos possam sentir orgulho em fazer parte.
Na escola, ensinamos e aprendemos todos os dias, conforme o tema da nossa abertura nos lembrou: “Tornar a escola uma agente transformadora”, pois somos os agentes da mudança e depende de cada um de nós fazer a sua parte.

Foto: Arquivo Pessoal

Por Kainã Bohn