
Eles participaram de todo o processo e fizeram com que a semana da sensibilização sobre o Protagonismo da Diversidade, da Acessibilidade e da Inclusão, de 2023, ficasse marcada como um período de reflexão e compreensão sobre a importância de se cultivar o respeito, acolher as singularidades de cada um e praticar a inclusão.
Foram mais de 7 mil alunos da rede de ensino parobeense envolvidos na iniciativa, com a exposição de releituras da obra O Abraço, de Romero Britto, como destaque entre uma série de atividades realizadas em 27 escolas do município.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Melita da Silva, a releitura foi feita de uma forma diferente: a obra foi reproduzida em formato de quebra-cabeça e todas as turmas pintaram um fragmento. “Não foi tão fácil de fazer, mas foi legal. No fim, ficou bonito, gostei do resultado”, conta Israel Fernando, um dos encarregados por fazer o desenho em partes, junto com Richard Silveira, ambos estudantes do 8º ano.
Elas comentam
“A Prefeitura de Parobé vem investindo para que a expressão do respeito à diversidade e à garantia dos direitos das pessoas com deficiência e da neurodiversidade sejam efetivadas em todos os espaços”. Joana D’Arc Witmann, secretária de Educação.
“É uma maneira também de demonstrar o quanto podemos falar sobre a inclusão de uma forma que conseguimos transitar por diversas faixas etárias e trazer possibilidades de mais maneiras de se conversar sobre esse tema”. Pâmela Pschichholz, profissional referência das políticas públicas inclusivas.
Na educação infantil

O desafio proposto na semana também incluiu os pequenos da educação infantil. Na Escola Municipal de Ensino Infantil Mundo Colorido, o tema foi adaptado para a idade, e de uma forma lúdica, eles também aprenderam. “Aqui desenvolvemos um trabalho voltado para as questões naturais, com a tinta natural, com o meio ambiente e foi nesse sentido que resolvemos colocar tudo nessa nossa releitura, inserindo também braços na obra, abordando bem o contexto de tudo o que foi trabalhado com eles durante a semana de sensibilização”, pontua Tamara da Silva, diretora da Emei.
Ainda que a programação da semana tenha finalizado, uma exposição das releituras está acontecendo pelas escolas, fomentando o pensamento de que incluir é um conceito complexo abarcado de sensações, percepções, conhecimentos, pensamentos e movimentos, assim como um abraço.