Secretário de Educação de Taquara morre aos 76 anos de idade

Foto: Matheus de Oliveira/Grupo Repercussão

Taquara – A semana iniciou com uma notícia triste para a região. Nesta segunda-feira (24), o secretário de Educação de Taquara Antonio Edmar Teixeira de Holanda faleceu aos 76 anos. Ainda não há informações oficiais sobre as causas da morte. O professor era morador de Parobé, onde também foi secretário de Educação, de 2005 a 2008.

Nas suas redes sociais, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, manifestou seu pesar pelo ocorrido. “Hoje é um dia muito triste para todos que conheciam e tiveram a chance de conviver com esse Querido Amigo Edmar Teixeira de Holanda, ou simplesmente Profe Edmar, como carinhosamente o chamávamos. Pessoa impar, inteligente, dedicado, educado e extremamente gentil. Me sinto honrado em ter podido contar com ele como nosso Secretário de Educação desde o primeiro dia de meu mandato como Prefeito. Que nosso Amado Deus o receba em toda sua misericórdia para o descanso eterno. Nossos mais sinceros sentimentos a família. Vai em paz amigo!!!”, lamentou.

A secretaria de Educação de Parobé, através do seu secretário Glauco Tasso, também prestou suas condolências. “Ficamos muito tristes e comovidos pela notícia recebida, hoje a tarde, da partida do nosso querido amigo Professor Edimar. Que Deus o receba de braços abertos e certamente terá um lugar especial reservado a ele. Ficarão as lembranças de um grande Homem. Humildade, carisma e empatia sempre estiveram estampadas na sua forma de viver e tratar as pessoas. O que dizer deste amigo: um ser fantástico que muito nos ensinou e muito fez pela educação do nosso município e por onde passou…. Prestamos nossa homenagem e ficará a saudade mesclada com seus ensinamentos. Tivemos o privilégio de receber sua visita por dois momentos há poucos dias e em todas as falas, nos transmitiu paz e tranquilidade, mas por outro lado nunca esquecendo a preocupação pelos alunos neste momento especial. Que Deus conforte os corações dos familiares e que possamos cultivar a beleza dos seus ensinamentos. Obrigado professor Edimar pela oportunidade de conhecê-lo e aprendermos muito com teu exemplo de vida”, disse Tasso.

Diego Picucha, prefeito de Parobé também lamentou o ocorrido. “Ele era uma pessoa especial, sempre querido simpático, de uma educação incrível, foi secretário de educação de 2004 a 2008 de Parobé e estava secretário de educação de Taquara desde 2013. Uma grande perda pra educação da região. Sentiremos muita saudade! Mandamos os sinceros sentimentos para todos os familiares. Que Deus abençoe e conforte a todos nesse momento”, comentou Picucha.

O diretor-geral das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Delmar Backes, relembrou a época que conheceu Edmar e algumas das qualidades do amigo.  “Conheci o professor Edmar de Holanda antes de ele vim aqui para a região, quando era funcionário da antiga delegacia do MEC, em Porto Alegre. Conversávamos muito sobre a educação, as nossas preocupações, os nossos ideais, ele era muito idealista, amigo de todos. Chegou para a região, para ser secretário de Educação no município de Parobé e de Taquara. Foram ótimos trabalhos, pessoa correta,humana, simples… um idealista. A região perdeu um homem digno, alguém que acreditava na importância da educação com sinceridade. É uma pena. Pessoa assim deveria passar dos 90 anos para ser conselheiro dos mais jovens”, pontuou.

Ainda não há informações sobre a data de seu velório/sepultamento.