Secretaria de Educação promove busca ativa por alunos em Igrejinha

Foto: Lilian Moraes

Comprometidos em contribuir com a comunidade escolar, que precisa do auxílio da secretaria municipal de Educação para efetuar a rematrícula de alunos da rede municipal de ensino, a SME iniciou nesta semana uma ação denominada “Busca ativa”.
De acordo com a Prefeitura, agentes de educação estarão devidamente identificados e irão visitar as famílias para entender os motivos da exclusão escolar, identificada através de uma pesquisa interna do órgão. Tendo como intuito, também, oferecer ajuda para que as famílias realizem as rematrículas, evitando, assim, a evasão escolar dos estudantes.
Cristiane Martin, secretária de Educação do município, ressalta que a busca ativa tem como objetivo garantir o direito da criança e do adolescente à educação. “Através de uma pesquisa interna identificamos cerca de 150 crianças e adolescentes em situação de evasão escolar, cujos pais não procuraram as instituições de ensino para atualização do cadastro e efetivação da rematrícula para o ano letivo de 2021”, contextualiza a responsável pela pasta.
Cristiane ainda explica que a busca ativa promovida pela secretaria pretende analisar as dificuldades e os motivos que levaram as famílias a não efetivarem este direito dos alunos, buscando alternativas para garantir a vaga do estudante igrejinhense, assim como evitar a evasão escolar.
A ação da secretaria acontece até a sexta-feira (16).

Alunos contam com plataforma Google Classroom