Secretaria de Educação de Taquara promove a 5ª Femicta

Por  Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Taquara realiza, de 21 a 24 de setembro, a quinta edição da Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta). A mostra científica volta à programação de eventos do Município após dois anos. Porém, em 2021 será totalmente virtual por causa da pandemia da Covid-19.

Foram 22 trabalhos inscritos para o evento, sendo cinco da Educação Infantil, 16 do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio, com a participação de nove bancas avaliadoras. A feira terá a presença de professores e avaliadores de outros 12 municípios, além de Taquara. Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, mais de 100 pessoas estão envolvidas na organização da feira.

A professora coordenadora da Femicta, Taís Oliveira Martins, explica que, para a realização da feira de forma virtual, foi necessária a implementação da estrutura para as transmissões online, e assim facilitar o agendamento das videoconferências para a apresentação dos trabalhos. “Os documentos das pesquisas também mudaram um pouco. Cadernos de campo, portfólios e pastas de documentos foram substituídos por vídeos gravados pelos alunos pesquisadores, e que serão projetados durante as apresentações. Todo o sistema de avaliação será online, com a utilização de ferramenta digital de tempo real para o acompanhamento da comissão organizadora”, comenta.

Programação

A abertura oficial da Femicta será na próxima terça-feira (21 de setembro), às 19h, com transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura de Taquara. Entre quarta e sexta-feira (de 22 a 24 de setembro), serão apresentados os projetos inscritos na feira, através de videoconferências do Google Meet, disponibilizadas com antecedência para que os alunos convidem familiares e amigos para acompanhar.

Ainda no dia 24, haverá o encerramento da mostra científica, e também será transmitida online, às 19h, na página do Facebook da Prefeitura. Os vencedores de cada categoria receberão credenciais de participação da Mostratec Virtual e da Mostratec Júnior. “A ciência é a mãe de todo o conhecimento. Quando os alunos aprendem como realizar pesquisas, tornam-se autônomos, protagonistas da própria aprendizagem e aptos a se desenvolverem, adquirindo todo tipo de conhecimento. Esse movimento muda não só os alunos, mas toda a sociedade”, completa a secretária.