Secretaria de Educação de Rolante realiza 1ª Feira do Conhecimento

Foto: Edna Cardoso

Rolante – A Secretaria de Educação de Rolante realiza a 1ª Feira do Conhecimento: “Presente e futuro, unidos pelo saber”, nos dias 26, 27 e 29 de agosto, no Ginásio CNEC, com a participação de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais da Rede Municipal de Ensino.

A abertura oficial do evento foi realizada na manhã desta sexta-feira, 26, seguida de apresentações de trabalhos de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. À tarde serão apresentados trabalhos da Educação Infantil.

No sábado, 27, na parte da manhã, serão apresentados trabalhos dos Anos Iniciais e à tarde será a participação dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A entrega da premiação será no dia 29 de agosto, às 8h, no Ginásio CNEC. Todas as turmas que participarem da 1ª Feira do Conhecimento receberão um certificado de participação e terá premiação para os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais).

Este projeto visa estimular a interdisciplinaridade nas atividades dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, incentivar a pesquisa através de investigação exploratória na comunidade e, assim, buscar inovação para o município. De acordo com o Referencial Curricular Gaúcho 2018, em um sentido mais amplo compreender o desenvolvimento integral do sujeito, que permita as formas de inserção social, envolvendo a educação escolar e extracurricular. A 1ª Feira do Conhecimento: “Presente e futuro, unidos pelo saber”, tem como objetivo a busca de novos conhecimentos através da investigação e exploração do meio, incentivando o estudante a buscar informação e analisá-la deixando de lado o hábito da memorização.

“A Feira do Conhecimento é embasada na proposta do estudante buscar autonomia para explorar o meio em que vive como comunidade, bairro e cidade. É importante salientar que o estudante está em pleno desenvolvimento de seu conhecimento, por isso a pesquisa proporciona novas oportunidades de aprendizagem e a interdisciplinaridade permite que a análise dos temas enfoque as relações entre a humanidade, o meio natural e as relações sociais, sem deixar de lado as suas especificidades. Sendo assim, o estudante inova através de sua autonomia as melhorias que possam ser introduzidas no seu convívio social como cidadão crítico, consciente e participativo na sociedade”, salienta a secretária de Educação e Esportes Simone Tadiotto.

O prefeito Pedro Rippel, que participou da abertura do evento, juntamente com a secretária Simone e os avaliadores, parabenizou a secretária, a equipe da Secretaria e todos os profissionais das escolas municipais pela realização da Feira do Conhecimento, salientando a importância de incentivar os estudantes a superarem seus limites, apresentando cada trabalho no palco, possibilitando que se preparem para novos desafios e oportunidades não apenas na escola, mas para a vida.