Secretaria de Educação de Rolante intensifica trabalho de alfabetização dos estudantes em 2024

Foto: Secretaria de Educação de Rolante/Divulgação

Os investimentos na educação rolantense não param. Seja para executar melhorias nas estruturas escolares ou em métodos para qualificar o ensino, o município segue priorizando o setor, no intuito de proporcionar um melhor ambiente aos mais de três mil estudantes da sua rede.

Em 2024, o processo de alfabetização foi estabelecido como uma das principais frentes de trabalho pela Secretaria de Educação e Esportes. Segundo a responsável pela pasta, Simone Tadiotto, a ideia é que haja uma sequência no aprendizado, deixando os alunos preparados para o segundo ano (período em que eles precisam estar alfabetizados). “A ideia é evoluir. Não só pelos resultados – o que também levamos em conta -, mas precisamos trabalhar a base. Para não acontecer de no quinto/sexto/sétimo ano eles não saibam ler”, pontua Simone. “Isso acaba impactando na interpretação, também, nas questões de matemática. Influencia em toda a trajetória escolar. Por isso é importante a gente investir lá na base, que é a pré-escola, onde tudo começa”, conclui a secretária.

Para contribuir na efetiva execução do trabalho, a Secretaria criou um plano de ação, que determina algumas ações que devem ser desenvolvidas ao longo do ano e poder, assim, colher frutos.

Livro como uma ferramenta pedagógica

Para promover a ideia de continuidade dos trabalhos, a Secretaria de Educação e Esportes adquiriu R$ 300 mil em livros recentemente. “É um recurso pedagógico a mais. O Estado nos deu os livros do Programa Alfabetizatchê para os anos iniciais e a gente adotou para este ano, então, o da Editora Moderna, para os terceiros, quartos e quintos anos. Ele foi escolhido juntamente com os professores, entre outras diversas editoras. Definimos este como a opção que mais se encaixa na realidade dos nossos estudantes”, explica Simone Tadiotto.

Formações para os professores da rede

A responsável pela pasta da Educação em Rolante relembra, ainda, como os trabalhos no contexto da alfabetização iniciaram em 2024. “Começamos com uma formação mais prática, que levou uma semana, no início do ano. Fizemos com os professores de toda a rede. Investimos bastante na alfabetização com oficinas práticas e para a gente poder ter melhores resultados, fizemos um plano de ação em que os professores vão cumprir isso durante o ano letivo”, conta Simone, que deixa claro que as qualificações dos docentes vão ser frequentes. “Vamos continuar com as formações mensalmente. De forma específica. Todos os professores vão trabalhar junto, até porque um depende do outro e eles tendo esse entendimento, vão compreender o processo de continuidade do trabalho, que é o que queremos”, finaliza.
No total, segundo a secretária, cerca de 300 professores participaram da primeira formação realizada.

Trabalho para que o município colha frutos positivos no futuro

O prefeito de Rolante, Pedro Rippel, salienta o impacto que os resultados da Educação têm, inclusive, na economia do município, o que evidencia ainda mais a importância do trabalho que está sendo realizado. “Precisamos sempre estar atentos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) também, porque isso influencia diretamente. Até mesmo na própria economia do município. Através destes indicadores, recebemos retornos financeiros, ora da União, ora do Estado. Por isso esse trabalho. Parabenizo aqui a secretária Simone, que está se dedicando muito para que a gente colha bons frutos no futuro”, destaca Rippel.