Secretaria de Educação de Riozinho aplica pesquisa de satisfação com pais e estudantes

Os percentuais de avaliação recebidos na pesquisa

Riozinho – Para medir a satisfação e o que é necessário aperfeiçoar junto às Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e Fundamental (Emefs), a Secretaria de Educação aplicou uma pesquisa de satisfação junto aos pais e estudantes da rede pública.

 

De caráter consultivo, e com o propósito de aplicar melhorias, foram indagados os pais das crianças matriculadas nas Emeis e das Emefs a partir do 5º ano, em junho de 2022.
Entre os pontos que obtiveram as melhores avaliações estão o atendimento geral da Secretaria de Educação (99,5% avaliou ser muito bom), o trabalho dos professores na aprendizagem e os conteúdos aplicados (99,3% deram avaliação máxima). O terceiro item melhor avaliado foi o atendimento pedagógico dos coordenadores das escolas (obteve 98,8% de muito bom).
Ao todo, a equipe da Secretaria de Educação formulou dez perguntas que abordaram, entre outros temas, o trabalho dos professores e os conteúdos aplicados, o ambiente da escola para saber a percepção sobre a parte estrutural, limpeza, atividades de contraturno, transporte, refeições, entre outros assuntos que impactam no dia a dia da comunidade escolar.
O secretário de Educação de Riozinho, Gilnei Santos, avalia que esse resultado veio graças ao bom trabalho de todos os professores e profissionais. “Temos uma equipe maravilhosa e sempre solícita. Caso contrário, o resultado não vem”, ponderou.

Atenção aos detalhes

O secretário de Educação de Riozinho, Gilnei Santos (foto ao lado), explica que procura aplicar à frente da sua pasta o que sentia falta no período que exercia o cargo de professor. “Estou secretário e sou professor. Eu sei o que é necessário na sala de aula. Não é porque estou em outra função que vou fechar os olhos e dizer que não tem necessidade de algo que sempre reivindicávamos. Esse é o meu propósito”, pontuou ele.

Didática avaliada

Entre os pontos elogiados está a didática aplicada pelos professores da rede. “Foram 391 citações ‘muito bom’ para o item trabalho dos professores e os conteúdos aplicados. Isso é resultado de uma construção contínua. Oportunizamos a formação continuada para todos os professores em 2022. Aplicamos um método diferente no processo de ensino e aprendizagem com ferramentas distintas para sensibilizar os estudantes. Tudo isso, somado a uma boa direção na escola, professores solícitos e alunos receptivos, gera o que precisamos para conquistarmos esse bom resultado”, avaliou o secretário Gilnei Santos.

Aspectos estruturais foram avaliados na pesquisa

No item ‘Mudanças na escola que seu filho ou filha frequenta (consertos, organização, pinturas, reformas em geral)’, a Secretaria de Educação obteve 334 respostas. Destas, 85,9% avaliaram como muito bom. “Herdamos as nossas nove escolas muito precárias na parte estrutural. Transformamos as instituições e levamos obras para todas. Não só reparos, mas algo mais elaborado. Estamos implantando acessibilidade, que não tínhamos nas escolas, e agora está sendo feito. Efetuamos reforma geral em todos os banheiros. Entendemos que o estudante está na escola boa parte do dia. Contamos com algumas escolas com Turno Integral, onde os estudantes ficam o dia inteiro. Esse ambiente precisa ser agradável. Talvez, para muitos, é o melhor ambiente, melhor até que a própria casa deles. A escola precisa ser aprazível, aconchegante e perfumada. Esse é o nosso pensar. A criança só vai se sentir bem e querer ir para escola em um contexto favorável. Se os professores são educados, parceiros, solícitos e amigos. Se os banheiros são bons e se tem espaço para eles fazerem uma boa leitura. Se o alimento/lanche nas escolas que tem turno integral é uma alimentação saudável e balanceada. É o contexto que faz os índices da educação aumentarem”, ponderou o secretário.