Secretaria de Educação de Parobé lança projetos de reforço escolar e atividades especiais nas férias

Foto: Eder Zucolotto

O período de férias estudantis é importante tanto para os alunos quanto para os professores. Entretanto, esse momento de descanso, acompanhado de um cenário pandêmico, faz com que venha a existir uma defasagem na educação, principalmente pelo contato distante de estudantes e educadores. Para que o aprendizado do ano não seja esquecido pelas crianças, a Prefeitura de Parobé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, está lançando os projetos Ciranda de Férias e Pipas. O intuito, através destes, é reforçar o aprendizado dos alunos.

 

Com o foco na Educação Infantil, o Projeto Ciranda de Férias irá possibilitar aos alunos, além de um reforço escolar, um ambiente de atendimento aos menores no período de férias das escolas municipais e conveniadas, em que os responsáveis, de forma comprovada, permaneçam trabalhando e, consequentemente, não possam desfrutar das férias em família.

A segunda iniciativa da Sectel, Projeto Pipas, busca dar continuidade aos estudos realizados do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A alfabetização, atividade inserida nesta etapa escolar, sofreu um grave impacto no período pandêmico, isso porque professores e alunos mantiveram, durante boa parte do ano letivo, um contato apenas no formato virtual, o que ocasionou uma dificuldade ainda maior nesta atividade que já apresenta problemas naturalmente.

Periodicidade das iniciativas

Realizado em escolas privadas de Educação Infantil de Parobé, o Projeto Ciranda de Férias irá ocorrer do dia 4 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022 e as inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação. Já o Projeto Pipas acontecerá entre os dias 4 de janeiro e 3 de fevereiro, com parceria do Sesc e realização três vezes por semana em duas escolas pólo para as atividades das crianças. Propiciando experiências importantes para as crianças no período de férias da escola, as atividades surgiram de uma iniciativa da Prefeitura diante de defasagens na educação apresentadas pela pandemia.

Mantendo os projetos

Na tentativa de elevar ainda mais a qualidade educacional do município, a Prefeitura de Parobé, através da Secretaria de Educação, foram desenvolvidos, durante o ano de 2021, os Diálogos Pedagógicos com os gestores das escolas, formações na área da Educação Inclusiva e Neurociências e tantos outros projetos relacionados a evolução da educação na cidade do Vale do Paranhana. Para 2022, a ideia é manter os projetos já citados e inserir na grade curricular no Ensino Fundamental a inserção de Robótica e a utilização do Stúdio Maker como forma de qualificação do ensino.