Rolante inaugura Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado

Um trabalho em conjunto das secretarias de Educação e Esportes, Saúde e Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania resultou na instalação de um importante órgão de atendimento ao público de pessoas com deficiência (PCD), em Rolante.
Foi inaugurado na noite de terça-feira (2), o Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado (CERMAE), onde foi investido cerca R$ 1 milhão, em uma estrutura que conta com salas multiuso e espaços preparados para oferecer atendimento especializado de psicólogos, psicopedagogas, nutricionista, fisioterapeuta, neurologista, psiquiatra infantil, assistente social, dentista e professores de atendimento educacional especializado (AEE).
De acordo com a Administração, o público-alvo do CERMAE são crianças e estudantes matriculados na rede regular de ensino, que tenham alguma deficiência ou transtornos no desenvolvimento.
A secretária de Educação, Simone Tadiotto, explica como acontecerá o atendimento no CERMAE e relembra o quão aguardada foi a instalação do centro na cidade. “Eles estão no ensino regular, mas estarão aqui no outro turno, tendo os seus atendimentos juntamente com o seus especialistas e professoras. Os estados mais graves ficarão só aqui”, contextualizou. “Então, para nós no município de Rolante é um espaço que a comunidade esperava muito e hoje estamos entregando ele para esses nossos estudantes que realmente precisam”, concluiu Simone.
O centro está situado na rua Conceição, nº 695, ao lado do Ginásio do CNEC e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13:30 às 17:30.
O ato de abertura contou ainda com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Igrejinha, que abrilhantou a noite com a apresentação da peça teatral “Chá das Maravilhas”, adaptação da história escrita pela autora Leia Cassol.

Atendimento acontecia em Taquara

Antes da inauguração do CERMAE, as crianças de Rolante recebiam atendimento especializado na Helfen – Escola Especial Marcel Emílio Dani e Centro de Reabilitação Integrado, em Taquara. “Como a Helfen se municipalizou no ano passado, nós não tivemos mais este espaço. A instalação do centro era um sonho meu como secretária de Educação e do nosso prefeito. Então, o espaço foi pensado, sempre ouvindo as sugestões dos pais que pediram um lugar mais centralizado. Analisamos e entendemos que aqui seria um bom local”, contou Simone.
Segundo a responsável pela Educação, em um primeiro momento, 50 crianças estão matriculadas no CERMAE, mas a prefeitura prevê que o número de alunos atendidos alcance os 100.

Envolvidos comentam

Pedro Rippel, prefeito.
Vai facilitar muito o atendimento. Agora temos a possibilidade de atender as nossas crianças tão queridas e especiais, com todos os profissionais que estão contratados para fazer esse trabalho, com espaço físico maravilhoso, com todas as adequações necessárias, para fazermos um grande atendimento”.

Simone Tadiotto, secretária.
Nós precisávamos levar para Helfen, tínhamos gastos com transporte escolar e matrícula, mas agora temos o nosso espaço em Rolante. Muito esperado pela comunidade, pelos pais e crianças que tanto precisam de um lugar adequado e aconchegante como ficou esse espaço aqui”.

Margarete Faccio, mãe de aluna.
Estou muito feliz com essa escola. As nossas crianças precisam deste atendimento e agora vamos ver como elas vão interagir e melhorar, em tudo, podendo ter a independência delas quando crescerem. Acho que todas as mães estão felizes com essa escola que estávamos esperando tanto”.

Com a palavra

Pedro Rippel, prefeito de Rolante, salienta que a instalação do CERMAE faz parte do seu plano de governo e diz estar realizando um sonho à frente da Administração. “Esse projeto da inauguração do nosso centro de atendimento às crianças especiais é um dos mais importantes, se não o mais importante de uma administração pública. Na verdade, é um sonho que está sendo realizado. É um compromisso meu que estava dentro do nosso plano de governo e que hoje podemos inaugurar”, comentou. “Entregamos para a nossa comunidade um local feito com muito carinho, com muita dedicação para que possamos atender as nossas crianças aqui no nosso município”, concluiu Rippel.
Além da secretária de Educação e do prefeito, também estavam presentes a primeira-dama e secretária Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Alzira Rippel; secretário de Saúde, Ricardo Gonçalves; tenente da Brigada Militar, Marcos Paulo Zanatta; vereadores, funcionários da prefeitura, pais de alunos que vão ser atendidos no CERMAE e comunidade em geral, que acompanharam juntos o descerramento da placa de inauguração, marcando o fim da cerimônia.