Rolante fomenta literatura através da Feira do Livro

O primeiro grande evento de Rolante após dois anos de restrições sanitárias em decorrência da pandemia de coronavírus foi um sucesso. A 19ª Feira do Livro, que ocorreu no Parque da Cuca, no Centro, entre os dias 2 e 7 de maio, além de proporcionar uma dinâmica e versatilidade aos organizadores, trouxe escritores consagrados ao município.

 

A escritora Léia Cassol, a atriz Deborah Finocchiaro e o jornalista Roger Lerina marcaram presença entre as atrações organizadas pelo Departamento Municipal de Cultura, Secretaria de Educação e Esportes e Sesc, com apoio da Associação Amigos da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Turismo.
Entre os fatores primordiais para o bom andamento do evento, a diretora de Cultura da Prefeitura de Rolante, Joyce Reis, cita a ampliação da programação de quatro para seis dias, o que proporcionou um atendimento mais satisfatório dos diferentes públicos. “Trouxemos atrações para cada faixa-etária e isso repercutiu de forma muito positiva”, disse.

Participantes analisam a feira

Pedro Rippel, prefeito.
“É muito importante voltar com a Feira do Livro presencial. Ficamos dois anos sem poder organizar ela dessa forma e, agora, contar com os estudantes e os livreiros é gratificante. Agradeço toda a equipe que se dedicou no evento”.

Nara Voltz, coordenadora pedagógica da escola Estadual Hugo Zimmer.
“Quando chegamos já tinha história para as crianças. A organização foi muito boa e as crianças gostaram. Participei de outras edições e as experiências sempre são bem legais com bastante atividades”.

Léia Cassol, escritora.
“Trouxe para Rolante o livro Era Uma Vez em Rolante, que busca apresentar a educação patrimonial com o objetivo de que as crianças se apaixonem um pouco mais pela sua cidade e ajudem a preservar a história. É necessário conhecer para amar e amar para preservar”.

Diogo Hennemann, professor da Esc. Estadual Souza Cruz.
“Possuímos uma cultura muito rica em Rolante. A Feira do Livro ajuda a transportar esse conhecimento para a comunidade. Vejo a Feira bem organizada e estamos falando da nossa história, pois os estudantes não conhecem em detalhes”.

Público da terceira idade é incluído

Um dos diferenciais na organização da 19ª Feira do Livro, em 2022, foi a elaboração de uma programação específica para o público da terceira idade, que conferiu a palestra show ‘A Arte de Viver’, com o cantor Samuel Sodré, seguida de baile.

Ao todo, a Prefeitura contabilizou que quatro mil pessoas passaram pela feira durante os seis dias. “Foi o primeiro ano que realizamos a programação no Parque da Kuchenfest e elencamos isso como fundamental para o sucesso do evento. Com a infraestrutura disponibilizada nesse local, não sofremos intercorrências na programação. Isso foi um aspecto positivo. Recebemos um feedback bacana dos livreiros, que comentaram que foram muito boas as vendas nessa retomada pós-pandemia e a comunidade prestigiou e fez a aquisição de livros”, disse a diretora de Cultura da Prefeitura de Rolante, Joyce Reis.