Rolante entrega novas salas na educação infantil e garante mais vagas para crianças

EMEI Arco-Íris recebeu três novas salas neste anos para ampliar atendimento às crianças. Foto: Matheus de Oliveira

Rolante – Mais de 70 alunos da educação infantil de Rolante puderam sair da fila de espera para começar a frequentar a escolinha neste ano. Ocorre que três novas salas foram entregues pela Prefeitura e uma foi adaptada para receber as crianças. Os investimentos foram feitos nas EMEI Arco-Íris e Luizinho.

“As salas estavam sendo construídas quando começou nossa administração, mas estava tudo por fazer. A gente então concluiu a obra e colocou as crianças para dentro das salas”, explica a secretária de Educação Simone Tadiotto.

Os três novos espaços entregues na EMEI Arco-Íris, situada no bairro Rio Branco, receberam turmas de 15, 20 e 22 alunos entre maternal e berçário. “A sala que abrimos com 20 crianças era um refeitório que transformamos em sala de aula. O refeitório transferimos para um saguão todo fechado com vidro”, diz Simone. O recurso total investido nessa EMEI foi de cerca de R$ 200 mil, conforme a secretária.

A outra escola a ganhar mais espaço para atender os estudantes foi a EMEI Luizinho, no bairro Grassmann. Foi aberta uma turma para 15 alunos de berçário. O espaço já existia, apenas foi readequado pela Secretaria de Educação.

Um investimento que atende as necessidades da comunidade

A vice-diretora da EMEI Arco-Íris Luciane Reinheimer ressalta que a demanda por vagas estava muito grande e que a ampliação veio em boa hora. “Os pais estavam precisando da ampliação para ter onde deixar os filhos. Para nós é de extrema importância poder acolher as crianças, pois nem sempre quando deixam numa tia vai ter a qualidade que a gente oferece na escola”, pontua. Luciane diz ainda que a procura pela EMEI se dá não por questões financeiras, mas pelo bom serviço. “Os pais veem a qualidade do atendimento, a dedicação que temos com cada criança e é isso que eles querem. Aqui todos os profissionais têm graduação”, reforça. Antes com cinco turmas, a escola atendia 110 alunos; hoje com oito; são 162 crianças nas salas de aula.

Procura continua em alta nas escolas

Mesmo com a ampliação na oferta de vagas, a fila na educação infantil tem atualmente 49 crianças. “Nesses bairros temos bastante procura e mantemos as inscrições abertas na secretaria todos os dias. Não é só em alguns meses determinados que os pais podem fazer a inscrição”, contextualiza a secretária Simone Tadiotto.

O prefeito de Rolante Pedro Rippel salienta que investir em educação é um dos principais pontos de de sua gestão. “Estamos investindo na educação e sabemos que precisamos investir cada vez mais. Por isso estamos de pé firme. É um dos nossos propósitos fazer com que todas as crianças tenham espaço e vaga na sala de aula.”