Riozinho alcança nível 4 de alfabetização em pesquisa nacional e é o terceiro município do vale do Paranhana com maiores indicadores

Foto: Tanara Pretto

Entre os municípios do Vale do Paranhana, Riozinho conquistou o terceiro lugar no percentual de estudantes alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação.

O feito foi divulgado pelo Governo Federal recentemente e considera números do 1º relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada.

No município, segundo a pesquisa, participaram da avaliação 84,9% dos estudantes que compõem a faixa etária e 76% deles sabem ler e escrever, o que fez com que Riozinho atingisse o nível 4 de alfabetização. Atrás, somente, de Rolante e Igrejinha.

O secretário de Educação, Cultura e Desporto, Gilnei dos Santos, descreve a conquista como algo gratificante. “É uma conquista que merece ser exaltada e é mérito, também, dos professores. Principalmente deles. É resultado de um esforço e de um trabalho que todos nós acreditamos”, valoriza.

Aspectos que contribuíram

Gilnei ainda pontua alguns fatores que acredita que foram fundamentais para essa conquista. “Quando iniciamos o trabalho, em 2021, estávamos em um período de pandemia, o que fez com que organizássemos as turmas em poucos alunos. Eles tinham uma aula quase particular. Creio que isso contribuiu”, lembra. “Oferecemos capacitação continuada para os professores e profissionais das escolas. O envolvimento da família também. Foi feito um grande trabalho, sempre com atividades em que as famílias estavam e cada vez mais são pertencentes ao cotidiano dos alunos. Tem o acompanhamento pedagógico com orientação supervisionada semanalmente. Acredito que é uma constância de coisas que foram sendo feitas”, cita.

Professora comenta sobre o trabalho

Processo de alfabetização da professora é iniciado a partir do nome dos alunos Fotos: Tanara Pretto

A professora Tanara Pretto leciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Manoel de Nóbrega e trabalha a alfabetização com os alunos em uma turma multisseriada, com 1º e 2º ano. De uma forma resumida, ela explica como conduz as aulas. “Uma das atividades que faço diariamente é a questão da leitura. Trabalhar com foco na leitura. Além do meu planejamento, que sempre tem uma continuidade”, conta. Um dos recursos utilizados é o banco de palavras (foto acima). “A partir dele, os alunos entendem que palavras diferentes podem compartilhar das mesmas letras e sílabas. Que o mesmo CA que está na boneCA, está no CAvalo. Se cria uma rotina com algumas atividades”, finaliza.