Reunião marca recepção das equipes gestoras das escolas municipais de Parobé

Foto: Prefeitura de Parobé

Por Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Parobé

Parobé – Para recepcionar as equipes gestoras das escolas da Rede Municipal de Ensino de Parobé, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL) promoveu nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro a primeira reunião de ano letivo de 2021. O evento ocorrerá durante a manhã, no Kirsch Eventos. Em função da pandemia, o evento foi presencial apenas para diretores e coordenadores, observando todos os cuidados de saúde. Os demais integrantes da equipe (vice-diretores, coordenação, secretários de escola e orientadores) participaram do evento em perfil online.

Durante o evento, a titular, Joana D’Arc Wittmann, apresentou a nova Estrutura Organizacional da Secretaria, explicando o papel de cada diretoria e a importância de cada uma delas. O prefeito Diego Picucha ressaltou a importância dos professores e citou sua recente reunião online com os secretários estadual de Educação e de Saúde, onde solicitou, como prefeito e como presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), que os profissionais da educação fossem imunizados o quanto antes possível. “É uma preocupação minha e dos demais gestores municipais que os nossos professores sejam imunizados o quanto antes. O Estado disse que a imunização destes profissionais depende do envio de doses do Governo Federal, mas seguiremos na luta para que os professores sejam imunizados o mais breve possível. Quero destacar que trabalhamos para oferecer toda a segurança aos educadores e alunos para esse retorno as aulas e daremos todo o suporte necessário para garantir o bem estar de todos. Quero que saibam que os professores são engrenagens fundamentais no nosso compromisso como Gestão Municipal em ofertar uma educação de qualidade a todos os nossos alunos”, destacou Picucha.
Ciclo de atividades
As atividades na SECTEL tiveram início no dia 4 de janeiro, com a estruturação de cenários, planejamento de estratégias e estudo de possibilidades para o acolhimento, atendimento e reencontro com a comunidade escolar, como parte do Colóquio de apresentação da nova estrutura da secretaria pautado no tema Gestão Compartilhada: uma construção coletiva, visando criar e fortalecer laços, assim como aproximar perspectivas.
Retorno do ano letivo
O retorno do ano letivo para o Ensino Fundamental está previsto para o dia 17 de fevereiro, com as aulas sendo ministradas em perfil semipresencial (parte da carga horária presencial e outra não presencial), com revezamento semanal de 50% dos alunos matriculados nas escolas.
Nas Escolas de Educação Infantil, o retorno ocorrerá dia 17 de fevereiro, com atendimento presencial em turno integral para 50% do público, seguindo recomendações sobre capacidade de pessoas por espaço.
Para conhecer a intenção de retorno presencial dos alunos às aulas do ano letivo de 2021 será feita uma ampla consulta aos pais por meio de questionários. Considerando os índices do contexto da pandemia na implementação desta proposta, a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer estará atenta para realizar as necessárias flexibilizações. Sendo assim, a implementação será gradativa e progressiva, seguindo as recomendações sanitárias.