Representantes de Três Coroas participam de Conferência Intermunicipal de Educação

Foto: Divulgação

Por Prefeitura de Três Coroas

A Secretária Municipal de Educação e Desporto de Três Coroas Marinês Margaret Fey e os delegados Letícia Cristine de Oliveira, Edinéia Porcher, Eduardo Pinto e Elisete Roennau participaram da Conferência Intermunicipal de Educação, no último dia 28, em Campo Bom. Com o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” o evento contou com a participação de 17 municípios do Estado.

Cada município participante levou dez representantes e destes foram escolhidos, conforme orientação regimentar, cinco delegados para os municípios de até 50 mil habitantes; sete delegados para os de 50.001 até 100 mil habitantes; nove delegados para os acima de 100 mil habitantes.
A palestra de abertura foi proferida pela professora Márcia Adriana de Carvalho e na sequência, a palestrante foi a professora Mara Beatriz Moreira Luce.

À tarde, os grupos de trabalho foram divididos para momentos de debates e elaboração de propostas, conforme o eixo escolhido, sendo eles: eixo 1 – o Plano Nacional de Educação 2024-2034; eixo 2 – avaliação das diretrizes e metas; e, eixo 3 – uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação. Após, ocorreu a leitura e aprovação das proposições.

A próxima etapa da Conferência Nacional de Educação (CONAE) será a regional, que ocorrerá em Porto Alegre, sendo a penúltima atividade preparatória para a quarta edição do evento em 2022, que deverá ser realizada em Brasília – DF, em novembro, visando canalizar as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com os Poderes Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas de Educação para o próximo decênio.

A organização do encontro contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC / Campo Bom e com apoio das Secretarias Municipais de Educação da região da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (AMPARA) e da  Assoc. dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).