Repercussão na Escola contribui para o ensino dos alunos em Parobé

Parobé – As edições impressas do Jornal Repercussão têm servido como ferramenta pedagógica para os professores da EMEF Diniz Martins Rangel. As páginas são utilizadas para exercitar a prática da leitura, a interpretação de texto e a identificação dos gêneros textuais pelos estudantes, entre outros planejamentos.

Professora de português na escola, Fabrícia de Oliveira explica que tem utilizado em suas turmas o material para consolidação da leitura, especialmente dos mais pequenos. Outra ação desenvolvida é de coletar as notícias positivas sobre o município, montando cartazes que ficam nas salas de aula. “Também analisamos os estilos de textos encontrados no jornal e o objetivo que eles têm em relação ao leitor”, observa.

Ao longo do ano, outro projeto deve ser colocado em prática, com os próprios alunos escrevendo textos jornalísticos. “Com a leitura eles também acabam conhecendo mais o município, pois muitos são do interior e vão pouco ao centro. A reforma da Rua Coberta muitos souberam dessa forma”, diz a docente.

O que mais chama atenção
Professora de história na instituição, Jocelaine dos Santos conta que trabalha diversos momentos de leitura do jornal com as turmas de 6º ao 9º ano, e o que mais chama a atenção dos alunos são as notícias relacionadas a escolas. “Lembro que eles falaram muito sobre uma notícia de chromebooks utilizados em outra cidade, pois aqui eles também utilizam o equipamento”, relembra. A partir dos estudos feitos das páginas do Jornal Repercussão, a professora quer ainda colocar em prática um jornal da escola, para informar a todos sobre os acontecimentos e reforçar o hábito da leitura entre os alunos.

Saiba mais
O projeto Repercussão na Escola é uma parceria do Grupo Repercussão com secretarias de Educação da região e fortalece o vínculo dos estudantes com suas comunidades e a imprensa. Semanalmente, os professores utilizam as reportagens em sala de aula para aprofundar diferentes áreas de conhecimento.