Redes municipais registram aumento de crianças inscritas no Ensino Infantil em duas cidades do Vale do Paranhana

Foto: Divulgação

As vagas na rede municipal de ensino têm sido pauta frequente nos debates sobre o assunto nas cidades. De acordo com informações obtidas com as secretarias de Educação de Taquara, Riozinho e Três Coroas, desde 2018, há um acréscimo nos números de inscritos na rede municipal em dois dos três municípios.
Em 2018, Taquara atendeu 1.915 alunos na educação infantil. Em 2019, foram 2.048 e neste ano, até quarta-feira (12), havia 1.868 crianças com matrículas já confirmadas para este ano letivo. No entanto, este número ainda deve sofrer alterações nos próximos dias, já que a SMECE está no período de confirmação de matrículas com pré-inscrição, além da organização das turmas novas de pré-escola nas salas disponibilizadas pela 2ª Coordenadoria Estadual de Educação (CRE), nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Tristão Monteiro, 27 de Maio e Dr. Breno Ritter e também nas escolas da rede municipal.
Em Três Coroas, o número também aumentou. Há dois anos, 1.153 crianças foram atendidas no ensino infantil da rede municipal. Em 2019, 1.195 alunos foram inscritos e em 2020, o número aumentou em 13 inscrições.
Conforme a Secretaria de Educação, a estratégia utilizada para alavancar o número de matrículas na Educação Infantil “foi o aumento no número de turmas nas EMEI’s, otimizando a ocupação das salas de aula, e construindo novas salas. Para 2020 também existe a previsão da liberação de mais 36 vagas no mês de março. Além da construção de três novas salas de aula no EMEI Waldemar Augusto Dreher, até o final deste ano.
Até o fechamento da edição impressa dessa semana, Igrejinha, Rolante e Parobé não informaram seus indicativos.

Esforços para zerar fila e atender a demanda

Secretária fala sobre números da rede municipal

A secretária de Educação de Riozinho, Vânia Kirsch, fala sobre os números da cidade. “Em 2018, nós tínhamos 555 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Em 2019, nós tínhamos a base de 548 e em 2020, ainda há a possibilidade de ter mais matrículas na segunda-feira (17), mas a secretaria almeja em torno de 500 a 530 alunos”, explica.
A secretária também esclarece que os indicativos estão semelhantes em relação aos outros anos. “O nosso nível não diminuiu e nem aumentou muito, mas o que a gente acha que tem melhorado bastante para nós é esse projeto da educação integral que a gente tem na escola Castro Alves, onde a gente fica com os alunos das 7h até as 17h, isso do 1º ao 5º ano, a gente vê que tivemos um aumento bem grande nessas turmas e houve uma diminuição nos anos finais e a Educação Infantil continua de 200 a 220 crianças”, esclarece. Das seis cidades do Vale do Paranhana, Riozinho é o município com menos habitantes na região. Conforme o último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), são 4327 habitantes.