Rede de ensino parobeense conta com trailer com recursos tecnológicos

Foto: Prefeitura de Parobé/Divulgação

Por Prefeitura de Parobé

A Rede Municipal de Ensino de Parobé conta agora com um trailer com recursos tecnológicos que leva a todas as comunidades escolares, por meio das tecnologias digitais e acesso à internet, recursos tecnológicos que contribuem para a aprendizagem mais efetiva, fornecendo acessibilidade ao conhecimento às comunidades.

Trata-se da Estação TED/Maker/STEAM. O trailer foi inaugurado nesta quarta-feira, 31, pelo prefeito de Parobé Diego Picucha e pela secretária de Educação Joana Darc Wittmann, durante a V Feira de Iniciação Científica de Parobé (Feicipa) 2022, que aconteceu no SESI, entre os dias 29 e 31 de agosto.

Segundo a secretária, o trailer se encontra equipado para três diferentes intervenções, sendo elas: Um mini estúdio para pequenas gravações de vídeo aulas e tarefas educativas; Chromebooks para uso dos alunos para realizar as atividades escolares e formativas, com aplicativos do Workspace Google, e outros; e o EduLab, com ferramentas destinadas à formações para o pensamento computacional, educação MAKER (faça você mesmo), STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Robótica Educacional. “Parobé, mais uma vez, se destaca por investir em tecnologia educacional, oferecendo para nossos alunos e educadores ferramentas que os preparam para os desafios do mundo moderno”, ressalta a secretária de Educação.

O prefeito afirma que o objetivo desta estação é acelerar o processo de inclusão digital nas escolas. “Estamos sempre investindo em ações e projetos que aprimorem e modernizem o ensino público. Essa é uma iniciativa que vai colocar nossos estudantes com o que há de mais moderno em tecnologia de ensino, além de contribuir com o processo de recuperação dos déficits de aprendizagem provocados pela pandemia de Covid-19”, destaca Picucha.

Saiba mais sobre os recursos da Estação TED/Maker/STEAM

O mini estúdio segue a ideia de um pequeno espaço com área para gravação de vídeos, que pode ser montado e desmontado de acordo com a demanda.

O Espaço TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) se organiza através de bancadas laterais, com os chromebooks e ferramentas do Workspace, para acesso dos alunos, sendo o principal espaço de atenção aos alunos para o processo de aprendizagem à distância.

O EduLab focará no processo de construção de aprendizagens, voltada ao pensamento computacional, trabalhando na mesa central com materiais e ferramentas para a construção do aluno, num movimento de Educação Maker, com foco nos processos STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática) e Robótica Educacional.