Projetos premiados na Feira de Iniciação Científica de Taquara participam da Mostratec em outubro

Por Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Este ano a Mostratec – feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo – será virtual devido à pandemia da Covid-19. A feira ocorre de 26 a 28 de outubro de 2021 e terá representação de alunos e professores de Taquara que conquistaram os primeiros lugares na 5ª Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta). A divulgação dos vencedores foi realizada na segunda-feira (27), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, sendo transmitido virtualmente. 

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), teve 22 inscrições de projetos elaborados por alunos de 13 escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e contou com nove bancas avaliadoras. Todos os participantes receberam certificados de premiação, de participação e os vencedores de cada categoria receberam medalhas e as credenciais para a Mostratec. O momento também contou com a apresentação de David Augusto Teixeira, acompanhado de seu pai Ângelo Eduardo Teixeira, interpretando o Hino do RS e a música “Poncho Molhado” de José Cláudio Machado e do Coral do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, interpretando as músicas “Não temas” e “Oração”. 

“Estamos imensamente felizes com o resultado da 5ª Femicta, com todos os projetos que os alunos mostraram durante quatro dias bem intensos e quatro bancas em que os avaliadores passaram por momentos bem difíceis e emocionantes ao verem os alunos mostrando o que melhor aconteceu em termos de iniciação científica em Taquara. Agradecemos o empenho, a dedicação e a participação de todas as escolas municipais e também do Cimol. Que possamos aproveitar este momento de reconhecimento”, destacou a coordenadora da Femicta e coordenadora pedagógica da Smece, Taís Oliveira Martins.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Carla Silveira, mesmo numa perspectiva diferente da habitual, por causa da pandemia, foi possível a realização do evento. “Estamos muito felizes em promover a nossa 5ª Femicta. Acompanhei  virtualmente quase todas as bancas e foram momentos muito ricos, pudemos presenciar o empenho de cada um e entender que mesmo com um cenário difícil a pesquisa se fez presente. Isto para mim é o sentido da Educação, quando para além de conteúdos, relacionamos indagações da vida com curiosidades que nos movem. Quantas hipóteses, quantas questões nortearam os trabalhos e quantas aprendizagens”, comemorou Carla.

 

Projetos classificados e premiados

 

Categoria Ensino Médio

Título do projeto: Alecrim: O inseticida que vem da Natureza

Instituição: Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato – Cimol

 

Categoria 7º ao 9º ano

Título do projeto: Depressão não é Zoação

Instituição: Colégio Municipal Theóphilo Sauer – Projeto Gama

 

Título do projeto: Agressividade e Violência nas Redes Sociais

Instituição: EMEF Emílio Leichtveis

Título do projeto: Ansiedade de alunos durante a pandemia

Instituição: EMEF Rosa Elsa Mertins – Projeto Gama

 

Título do projeto: De onde vem a eletricidade?

 Instituição: EMEF Júlio Maurer

Categoria 4º ao 6º ano

Título do projeto: Como as tartarugas vivem?

Instituição: EMEF Júlio Maurer

Título do projeto: O caminho para Eldorado: qualidade de vida para todos

 Instituição: EMEF Getúlio Vargas

Título do projeto: Por que os pernilongos picam mais algumas pessoas do que outras?

 Instituição: EMEF Zeferino Vicente Neves Filho

 

Categoria 1º ao 3º ano

Título do projeto: Alimentação Saudável

Instituição: EMEF Nereu Wilhelms

Instituição: EMEF Júlio Maurer

Título do projeto: Descobertas em um click

Instituição: EMEF Calisto Eolálio Letti

 

Categoria Educação Infantil

Título do projeto: Que Bichinho é este?

Instituição: EMEF Calisto Eolálio Letti

Instituição: EMEF Zeferino Vicente Neves Filho

Título do projeto: Vozes: a voz que conta, canta e encanta

Instituição: EMEF Getúlio Vargas

Mostratec

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias. E quem participa da Mostratec e tem seu projeto premiado além de certificados, medalhas e troféus pode receber como premiação credenciais para participar de intercâmbios e feiras afiliadas (nacionais e internacionais).