Projeto pioneiro: distribuição de materiais escolares inicia a partir de 2023 em Igrejinha

Ainda que seja algo que esteja constantemente dentro do planejamento financeiro das famílias, a cada ano, fica mais difícil a aquisição de todos os materiais escolares necessários para iniciar o ano letivo.
Em Igrejinha, os pais dos alunos do ensino fundamental terão um alívio nas despesas relativas a esse período. Isso porque, a partir de 2023, os mais de quatro mil alunos da cidade receberão um kit de material escolar oferecido pelo município.
Questionado pelo Grupo Repercussão sobre a continuidade do projeto, pioneiro no Vale do Paranhana, o município informou, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), que, em princípio, a proposta da Administração é de realizar a entrega dos kits anualmente “conforme disponibilidade de orçamento”, salientou a pasta.
O anúncio da distribuição foi realizado na sexta-feira (23), e, segundo a prefeitura, o kit será entregue no início do ano letivo. O investimento é de aproximadamente R$ 500 mil e atenderá todos os estudantes da rede municipal de ensino.
Dentro deste contexto, a Administração revelou que os alunos das escolas estaduais também receberão os materiais, que serão adquiridos através do Caminho dos Pinheirinhos.

Detalhes e importância

Ainda sobre o assunto, a secretária de Educação, Cristiane Martin, explica que os kits serão elaborados conforme as necessidades dos estudantes. “Os kits serão compostos, basicamente, por uma mochila, cadernos, estojo, lápis de escrever, cola branca, borracha, apontador, canetas, garrafinha de água, régua, lápis de cor e giz de cera”, detalhou.
A responsável pela pasta destaca que a proposta surgiu a partir das vivências da SME com as famílias ao longo dos anos e salienta a importância desta distribuição. “A Secretaria de Educação de Igrejinha entende que a entrega dos materiais escolares é de extrema importância para a Educação de Igrejinha. A educação está se transformando e cabe a gestão municipal ter um olhar diferenciado para os estudantes, proporcionando os meios para que ocorra o processo de ensino e aprendizado com qualidade, dignidade e humano”, afirmou Cristiane.

Ideia

Segundo a secretária, a ideia da distribuição surgiu pensando na valorização das crianças e dos alunos da rede municipal, considerando que a entrega dos materiais escolares possibilitará aos alunos recursos para que todos realizem seus estudos com condições de igualdade e dignidade, “o que demostra o respeito e o compromisso que a atual Administração de Igrejinha possui com a educação municipal”, pontuou o órgão.

 

O que eles dizem?

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha.
A partir de 2023, nós vamos proporcionar a todos os mais de quatro mil alunos das nossas escolas de ensino fundamental a entrega de todo o material escolar. O kit vai ser entregue do início no ano letivo e contará com mochila, estojo, cadernos e demais acessórios para os alunos, então é uma grande notícia. É um investimento de aproximadamente R$ 500 mil que nós vamos fazer para atender todas as famílias das escolas de ensino fundamental do município. Seguimos firmes no nosso trabalho de proporcionar uma melhor condição a todos os nossos alunos.”

Cristiane Martin, secretária de Educação do município.
A ideia surgiu na Secretaria de Educação pensando na valorização das crianças e dos estudantes da rede municipal de ensino de Igrejinha, tendo em vista que a entrega dos materiais escolares irá oportunizar aos estudantes recursos para que eles realizem seus estudos com condições de igualdade e dignidade, o que demonstra o respeito e o compromisso que a atual Administração e a Secretaria de Educação de Igrejinha possuem com a educação municipal”.