Projeto Energia em Jogo ensina um novo jeito de pensar e fazer ciência em Rolante

Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele. A Ciência é uma delas. Pensando nisso, a concessionária distribuidora de energia elétrica RGE (Companhia Rio Grande Energia S.A), pertencente ao grupo CPFL Energia, criou o projeto educacional “RGE nas Escolas”, que oferece diversas ações de educação e aprendizado sobre o consumo consciente de energia em escolas da rede pública no Rio Grande do Sul. Assim, é possível promover mudanças de hábitos de consumo de energia entre educadores, alunos e suas famílias.

Neste ano, em parceria com o Instituto Crescer, o projeto criou o “Festival Energia em Jogo”, com ações educativas para as escolas de Ensino Fundamental, do 6 ao 9° ano. A meta é atingir 10 escolas públicas em todo o estado ainda em 2023.

Rolante é a primeira cidade escolhida para participar do festival. Entre os dias 10 e 20 de abril, os alunos das escolas municipais Oldenburgo e Hugo Zimmer, participaram de uma série de atividades como oficinas de arte, cultura, sustentabilidade, processos criativos, maker, entre outras. Na prática, os estudantes serão responsáveis pela solução de problemas contextualizados por meio dos desafios impostos. A ideia é estimular habilidades de pesquisa e levantamento de dados, trabalho em equipe, tolerância, negociação, escuta ativa, comunicação oral, criatividade e desenvolvimento de soluções viáveis, eficientes e eficazes.

O programa promove mudanças de hábitos de consumo de energia e premia, com TVs de 55 polegadas, dois estudantes de cada escola que conseguem economizar mais energia em suas residências.

Conscientização

A secretária de Educação, Esportes e Turismo, Simone Tadiotto, destaca a participação dos alunos neste projeto estadual. “É muito gratificante ter duas escolas municipais selecionadas para participar desta ação tão importante e que oportuniza um grande aprendizado para nossos estudantes. Projetos como este são sempre muito bem-vindos nas nossas escolas, no nosso município”, comenta.

O objetivo é fazer com que os docentes e alunos aprendam e espalhem conhecimentos sobre uso racional e seguro da energia elétrica, sustentabilidade, meio ambiente e geração renovável de energia.

 

Cidade dos Ventos

Os desafios também aplicam a metodologia ativa que abordam o conhecimento científico. Durante as atividades na “Cidade dos Ventos”, os alunos foram desafiados pelos oficineiros a desenvolver um aerogerador. Juntos, eles buscaram compreender e articular, de forma livre, os conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.