Projeto busca a conservação de hortas nas escolas de Três Coroas

Três Coroas- Com o objetivo de proporcionar aos alunos uma interação com a natureza, hábitos de alimentação saudável e disseminar a sustentabilidade, a Prefeitura de Três Coroas, em parceria com a Emater, está realizando um projeto de conservação de hortas nas escolas da rede.

 

Nesta semana aconteceu a primeira visita técnica do extensionista da Emater, João Alberto Guerra, nas instalações da Apae. O conhecimento técnico da Emater vai fazer parte de todo o projeto, pois o acompanhamento vai ser contínuo, o projeto visa mesclar as partes teórica e prática e a vinculação com os conteúdos programáticos de dentro da sala de aula, bem como a realidade de cada escola.
Neste primeiro momento, duas escolas serão polos experimentais desse formato – já que anteriormente haviam as horta em algumas entidades, mas não existia o planejamento completo e a parceria com a área técnica.
As primeiras hortas ficarão na Escola Especial Eduardo Krummenauer (Apae) e na Escola de educação infantil Remitto Rene Haack, ambas no bairro Águas Brancas. Para o próximo ano letivo, a Secretaria de Educação informa que várias unidades aderiram ao projeto e também vão receber as hortas.

Trata-se de um resgate do projeto de hortas nas escolas, agora em parceria com a Emater

O grande diferencial do programa é que ele vai estar em sintonia com o planejamento pedagógico do professor, então toda a teoria trabalhada em sala de aula, automaticamente vai ser colocada em prática com o auxílio da Emater na escola. As atividades de criar, desenvolver e aprender a organizar a horta dentro da escola, entender sobre a diversidade de cultivo, e também a sustentabilidade na agricultura, vão enriquecer a rotina de aprendizagem. “Para as crianças, é importante terem o contato além, do que elas têm já, com os alimentos, do plantar, do cuidar, do estar com a horta”, comenta Bruna Cruz, responsável pelo departamento de cultura da educação e projetos educacionais da Smed Três Coroas.

Integração com a sala de aula
As hortas serão adaptadas à realidade de cada escola, na estrutura e também em função das turmas de alunos. No entanto, em comum à todas, está a relação com os conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula e também nas orientações teóricas que o técnico vai fazer aos estudantes. “O projeto dará a oportunidade aos alunos de vivenciarem na prática o currículo escolar, bem como estimular a diversidade alimentar”, salienta a secretária de Educação e Desporto, Marinês Margaret Fey, que acompanhou a visita do técnico João Alberto às escolas que serão os polos iniciais do projeto, na manhã desta terça-feira. Tanto na escola Eduardo Krummenauer, quanto na Remitto Rene Haack, já existe a estrutura de hortas, porém, elas agora receberam a atenção do projeto e voltarão a ganhar vida pelas mãos dos alunos.

Confira as imagens da primeira visita do técnico: