Professores de apoio das escolas municipais de Taquara participam de formação mensal online

Formação acontece mensalmente, até o fim do ano Foto: Divulgação/SMECE

Taquara – Visando continuar a formação de professorede apoio das escolas municipais de Taquara, aSecretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecem desde junho, por meio online (Google Meet), capacitação aos docentes.

Os encontros são mensais e ocorrem até o fim do ano, com a participação e coordenação das técnicas da UBS Piazito, Bruna Saurin (fonoaudiológica) e Bruna Detoni (psicóloga) e da coordenadora da Educação Inclusiva da SMECE, Ana Paula da Silva. A formação já oferecida no ano de 2019, de forma presencial, ganhou esse formato, em razão do isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus / Covid-19.

As escolas municipais tem em torno de 85 profissionais de apoio que acompanham os alunos com deficiências em suas salas de aula, conjuntamente com os professores titulares. “Tínhamos a necessidade de ter um grupo de discussão, escuta e troca de ideias entre as técnicas das secretarias de educação e saúde e os professores de apoio que estão no dia a dia na sala de aula. O grupo foi dividido em dois grupos menores havendo boa participação dos professores e disponibilidade no uso do novo formato online”, destaca Ana Paula.

O secretário municipal da SMECE, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, enfatizou a importância dos encontros para, não somente a capacitação técnica, mas o desenvolvimento de habilidades pessoais nas atividades em sala de aula. “A formação teve uma aceitação bastante positiva por parte dos professores e assim queremos dar continuidade a esse espaço tão importante na parceria entre as duas secretarias”, menciona Edmar.

O secretário da SMS, Vanderlei Petry, revela que novamente Taquara inova na gestão das políticas públicas. “Parabenizo a todos pelas ações desenvolvidaspois mesmo em épocas tão difíceis, nos envolvemos mais ainda num incessante trabalho entre secretarias para atender nossa população”, comemora Petry.