Proerd para todos em Igrejinha

Policiais militares preparados conduzem os momentos dentro dos educandários. Na escola Anita Garibaldi, uma turma já recebe o projeto Foto: Brigada Militar/Divulgação

A utilização dos espaços escolares para a realização de projetos é uma alternativa costumeiramente praticada.
Em Igrejinha, uma das iniciativas que há anos acontece nas salas de aula é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que já se tornou indispensável no município.

Através de uma união de esforços da prefeitura, Brigada Militar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMUDICA), em 2023 – pelo segundo ano seguido – 100% dos estudantes dos quintos anos das escolas de Igrejinha – das redes municipal, estadual e particular – vão passar pelo projeto e receber as orientações da Brigada Militar no que diz respeito a prevenção às drogas e à violência na sala de aula.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, fala sobre o programa. “A real noção dos efeitos do projeto nós vamos ter daqui algum tempo, quando essas crianças se tornarem adolescentes, mas tenho convicção de que ele já vale a pena se uma criança recusar o uso de entorpecentes”, disse.

Conforme informações detalhadas pela prefeitura, 500 alunos divididos em 21 turmas serão alcançados pelo Proerd.

Prêmio para alunos e professores

Amostra dos prêmios que serão concedidos este ano Foto: Lilian Moraes

A edição 2023 conta com uma novidade: o professor destaque de cada trimestre vai ganhar um smartwatch de presente.
O prefeito Leandro comenta que a premiação é uma forma de estimular ainda mais o projeto. “Para que ele siga adiante, com a participação cada vez mais forte e efetiva não só das crianças, mas também dos professores. Então, através do COMUDICA, optamos em comum acordo com a Brigada Militar, que é a responsável pela elaboração do programa, de conceder premiações também para os professores”, revela.
Os estudantes também terão uma surpresa especial. Em 2023, o aluno destaque de cada turma vai ganhar um tablet, que será entregue nas respectivas formaturas.
Além disso, como tradicionalmente acontece, os alunos destaques também serão presenteados com bicicletas. Assim como todos os participantes vão receber o leão de pelúcia – mascote do projeto – camiseta, medalha e certificado de participação.

Eles comentam

Sabemos que o uso de entorpecentes reflete nos índices de criminalidade. Então, tenho convicção de que o Proerd é um grande programa e que sua realização nos leva para um futuro muito melhor, com menos problemas em relação ao uso das drogas”.

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha.

 

É de vital importância na formação e perpetuidade dos valores humanos e de cidadania. Atua em continuidade à formação educacional e doméstica, cultivando valores e mostrando por meio de ensinamentos os passos a seguir na caminhada entre a adolescência e a vida adulta”.

Nader Rabay, comandante da 3ª CIA de Igrejinha.

Financiado pelo COMUDICA

A aquisição dos tablets e smatwatchs para a premiação deste ano só foi possível porque foram utilizados recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Igrejinha, que é de fundamental importância para o desenvolvimento da política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente no município.
Todo o cidadão igrejinhense que quiser contribuir com algum valor para o fundo, pode abater de seu imposto de renda e ajudar a manter iniciativas como esta.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas através do e-mail gabinete@igrejinha.rs.gov.br.