Prefeitura de Rolante promove concurso “Meu Bairro Mais Verde”

Placas com os desenhos serão instaladas no local Fotos: Divulgação/PMR

Seja no plantio de árvores ou no trabalho de preservação, atitudes que visam a proteção do meio ambiente precisam ser valorizadas.
Em Rolante, norteados pelo objetivo de envolver a comunidade e as escolas no sentido de conscientizá-los sobre a importância das árvores e sua preservação, a ideia de um concurso que promete colorir ainda mais a cidade foi colocada em prática.
Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), o concurso “Meu Bairro Mais Verde” irá selecionar 24 artes criadas por estudantes, que serão reproduzidas em placas e distribuídas em uma área localizada no bairro Grassmann, que sofreu intervenções de desassoreamento do Rio Areia e recebeu, recentemente, o plantio de árvores para a recuperação da mata ciliar do local.
A ação será realizada no intuito de selecionar uma arte que apresente uma mensagem educativa, relacionada ao plantio das espécies de árvores nativas na recuperação do espaço junto à Ponte Jairo Ronaldo Reichert.

Espécies cultivadas no viveiro municipal e oriundas de compensações ambientais

Conforme Gossler, as mudas de árvores plantadas abrangem 17 espécies: pitanga, pata-de-vaca, butiá, ingá, jerivá, chal-chal, paineira, camboatá, gabirova, cereja, pitanga, aroeira vermelha, angico, araçá, cocão, canela, sena, açoita cavalo e são oriundas do viveiro municipal. “Elas ou foram cultivadas lá ou são oriundas de compensações ambientais”, contextualiza o diretor. O viveiro está situado ao fundo do terreno do Parque da Kuchenfest e abriga mais de 5.000 mudas.

Artes serão reproduzidas em placas

Ao fundo, a ponte Jairo Ronaldo Reichert