Prefeitura de Parobé promove cursos gratuitos de capacitação

Centro Profissionalizante fica na Av. das Nações

Parobé – Mais uma ação para benefício da comunidade está inicIando em Parobé. O Programa Capacita Cidadão vai promover cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas, buscando qualificar a mão de obra na cidade e dar oportunidades de ampliação dos horizontes para muitos cidadãos.

 

 

 

São cerca de 200 vagas em cinco cursos, nesta primeira fase. As inscrições já podem ser realizadas desde a segunda-feira, 27 de setembro, até o dia 13 de outubro, quando iniciam os dois primeiros cursos. Um deles é o Curso Básico de Costura Industrial, que visa capacitar pessoas para suprir uma demanda local, como nas indústrias calçadistas, que muitas vezes não encontram a mão de obra específica. E o outro é o de Confecção Moda Pet, que já direciona para o lado de outros setores que estão em expansão.
Esses são os dois direcionamentos que o programa busca. “Além de viabilizar a mão de obra para as empresas na demanda que existe hoje dentro do mercado local, outro objetivo é diversificar a mão de obra para novas áreas além do calçado”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago de Vargas.
O programa Capacita Cidadão é promovido pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, e do Senai. As aulas acontecerão no Centro Municipal de Capacitação Profissional de Parobé, que fica na Av. das Nações, n°85, próximo à Câmara de Vereadores.

Primeiras vagas dos cursos serão destinadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social

As primeiras vagas serão destinadas a pessoas que estão no CadÚnico e o critério será a folha resumo. “Hoje, nós temos em torno 4.700 pessoas em extrema pobreza no município. Talvez por não ter uma formação, um desenvolvimento em uma área específica. Então, as primeiras vagas vão para essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, em uma tentativa de qualificar e inserir no mercado de trabalho”, comentou o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Alex Bora, em uma live de apresentação do programa.

Espaço equipado

Os cursos terão entre 12 e 80 horas e serão ministrados por técnicos do Senai e professores contratados. Estão disponíveis:

CURSO BÁSICO DE COSTURA INDUSTRIAL

De 13/10/2021 a 10/11/2021 – Noite – 80 horas

CURSO DE CONFECÇÃO MODA PET

De 13/10/2021 a 26/10/2021 – Tarde – 40 horas

CURSO DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

De 18/10/2021 a 03/11/2021 – Noite – 48 horas

CURSO DE COZINHA FAST FOOD

De 18/10/2021 a 20/10/2021 – Tarde – 12 horas

CURSO DE PRODUÇÃO DE PIZZAS

De 25/10/2021 a 27/10/2021 – Tarde – 12 horas

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Mais informações pelo (51) 99815-1848.
“O espaço tem o objetivo de proporcionar a emancipação das pessoas através da capacitação profissional. O espaço está equipado, incluindo uma padaria e uma panificadora completas, área com maquinário têxtil com cerca de 40 máquinas de costura, entre outros equipamentos e máquinas para a execução dos cursos”, destaca o prefeito Diego Picucha.