Pela primeira vez na história, Taquara fica próxima de zerar fila da educação infantil

Pequenos aproveitando um momento de leitura Fotos: Divulgação/SMECE

O ano de 2023 começou com uma conquista a ser comemorada em Taquara: mais de 1100 alunos estão sendo atendidos na educação infantil do município, ficando próximo de zerar a fila da etapa creche (0 a 3 anos).
No momento, segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, esse feito só não foi alcançado ainda porque responsáveis de 22 crianças optaram por aguardar vaga em uma escola diferente da que foi inicialmente ofertada pela educação.

É a primeira vez na história da cidade que sobram vagas para a faixa etária e diversos fatores são destacados pela Administração como fundamentais para o efetivo desenvolvimento de uma política eficaz de ampliação de vagas: inauguração das Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI) Professora Rosana, no bairro Cruzeiro do Sul, e Vovó Mina, em Padilha; início oficial das atividades nas EMEIs Vovó Celita, na localidade de Pega Fogo, e Vovô Benjamin, no bairro Eldorado; compra da sede nova da EMEI Professora Vera Marks Iribarry; e reorganização das turmas de pré-escola no ensino fundamental, possibilitando a ampliação do número de atendimento dos 4 aos 5 anos.

Momento de felicidade

Secretária Carla esclarece

As 22 crianças que aguardam vaga continuam na lista de espera, é o que afirma Carla Silveira. A secretária ainda explica que em março a central de vagas será aberta novamente e um novo processo de possíveis inscrições inicia. “Ela [a central de vagas] é aberta a cada trimestre para as famílias com interesse. Então, nós também vamos ter outras demandas. De outras famílias. De repente, nestas 22 vagas que sobram no momento, vamos conseguir colocar outras crianças”, explica a responsável pela educação taquarense. “As crianças que os responsáveis optaram por aguardar uma escola de sua preferência permanecem na fila e em março vamos buscar atender as novas famílias que naturalmente vão procurar vaga”, finaliza.